Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 22 de Junho de 2009 às 17:39
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Nada menos que 26 processos eleitorais estão na pauta de votação do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desta terça (23). Os principais são referentes aos recursos dos prefeitos eleitos de Sinop, Juarez Costa (PMDB), Barão de Melgaço, Marcelo Ribeiro (PP), e Santo Antônio do Leverger, Faustino Dias Neto (DEM).

O recurso de Juarez Costa, cassado pelo juiz da 22ª Zona Eleitoral, João Manoel Guerra, por abuso de poder político e econômico e compra de votos, está empatado em um voto a um. O parecer do relator Renato Cesar Vianna Gomes foi pela manutenção do mandato de Juarez e, consequentemente, pela derrubada da decisão que cassou o registro de candidatura do peemedebista. O voto pela cassação de Juarez foi expedido pelo juiz federal José Pires da Cunha. Ainda não proferiram voto os juízes-membros do TRE José Zuquim Nogueira, Yale Sabo Mendes, Juvenal Pereira da Silva e Maria Abadia Pereira de Souza Aguiar. Na última sessão, o julgamento foi adiado, pela terceira vez consecutiva, devido à ausência do desembargador Juvenal Pereira da Silva.

Além de ter o registro cassado na primeira instância, Juarez também perdeu os direitos políticos por três anos e foi multado em R$ 10 mil. Apesar disso, obteve liminar e exerce o mandato de prefeito. Ele foi eleito com mais de 70% dos votos válidos. Ao proferir o voto, o relator Renato Vianna afastou a tese de compra de votos e também de crime de abuso de poder econômico e político. Se a maioria dos membros do Pleno do TRE acatar o voto do relator, Juarez será absolvido em definitivo. Caso contrário, haverá nova eleição em Sinop para prefeito e vice. Nesse caso, Juarez não poderia concorrer de novo, já que está inelegível pelos próximos três anos.

A situação do prefeito cassado de Barão de Melgaço, Marcelo Ribeiro, é mais complicada. Apesar do julgamento ser favorável até o momento do progressista, já que ele recebeu três votos favoráveis e dois contrários ao provimento do recurso, a decisão está nas mãos do juiz-membro José Zuquim Nogueira. Se votar pela manutenção da cassação de Marcelo, o julgamento terá que ser definido pelo presidente do TRE, Evandro Stábile, no chamado voto-minerva. O relator do recurso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, votou pela cassação do progressista. Ele foi acompanhado pelo juiz-membro José Pires da Cunha. Já Renato César Vianna Gomes divergiu do relator e apresentou voto favorável a Ribeiro. Teve o mesmo entendimento, pelo provimento do recurso, a juíza-membro Maria Abadia Pereira de Souza Aguiar e Yale Sabo Mendes.

No recurso, Marcelo tenta reverter a decisão do então juiz responsável pela 38ª Zona Eleitoral, Lídio Modesto. O magistrado de primeira instância cassou seu diploma por abuso de poder econômico e político, compra de votos e o declarou inelegível por três anos. Marido da deputada Chica Nunes (PSDB), uma das supostas responsáveis pelo rombo de R$ 6 milhões nos cofres da Câmara de Cuiabá, Marcelo teve o registro cassado em dois processos em primeira instância. Além de ser acusado de compra de votos, teve as contas de campanha rejeitadas por irregularidades. as últimas eleições, o progressista teve 2.098 votos. O segundo colocado e atual prefeito, Ribeiro Torres, teve 1.607 votos. Outros dois disputaram a sucessão em Barão: Dário Júnior (PR), que conquistou 1.167 votos, e Carlos Eduardo (PMN), que amargou a condição de lanterna, com 84 votos.

O julgamento do terceiro recurso apresentado pelo prefeito cassado de Santo Antônio do Leverger, Faustino Dias Neto (DEM), também está na pauta de votação desta terça (23). A defesa do democrata contestou a sentença expedida pelo então juiz da 38ª Zona Eleitoral, Lídio Modesto, que determinou a cassação do registro de candidatura de Faustino por abuso de poder econômico. A relatora do processo, desembargadora Maria Abadia Aguiar, votou pelo provimento do recurso. O pedido de vistas foi solicitado pelo juiz-membro Renato Vianna. Os demais juízes, José Zuquim Nogueira, Yale sabo Mendes, Rui Ramos Ribeiro e Adverci Rates Mendes de Abreu, ainda não manifestaram o voto.

Faustino Dias Neto conquistou a reeleição, em outubro de 2008, mas perdeu o registro por crimes eleitorais. Ingressou com recursos e perdeu todos até agora. Hoje o município está sob o então presidente da Câmara, Harrisson Benedito (PSDB). Dependendo do resultado do Pleno desta terça, o município terá uma nova eleição.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/158359/visualizar/