Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 12 de Junho de 2009 às 20:17
Por: Aline Ferreira

    Imprimir


Com o objetivo de atingir 100% de cobertura vacinal em crianças de 0 a 6 anos de idade, prevenindo doenças infectas contagiosas, assumindo e reafirmando o compromisso de participar das Campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde, mobilizando toda a comunidade. Esse é o compromisso que a Secretaria de Saúde do município de Arenápolis, com a intenção de alertar os munícipes sobre a Poliomelite, uma infecção viral causada pelo poliovírus. Nos casos mais graves, pode levar à paralisia e morte, não se espalha facilmente em comunidades com altas taxas de vacinação.

Quando o poliovírus se espalha isso geralmente acontece dentro do lar, na maioria dos casos, pessoas infectadas não se sentem doentes. Algumas vezes o vírus pode causar sintomas parecidos com os da gripe por alguns dias ou uma combinação de febre, mal-estar, sonolência, dor de cabeça, dor muscular, corpo dolorido, náusea, vômito, diarréia ou constipação, e dor de garganta. Os sintomas da poliomielite geralmente aparecem de 6 a 14 dias depois da infecção pelo vírus, mas há casos em que demoraram só 3 dias ou mais de 35 dias.

Segundo a secretária de saúde em exercício, Izalete R. Szimanski, além do dia “D”, outros dias serão previstos para imunizar a população a zona rural. No dia 15/06, na comunidade do Zig Zag, no período da manhã e a tarde no Assentamento Imaculado Coração de Maria. Já no dia 16/06, na comunidade do Mamoeiro de manhã e no Santa Inês na parte da tarde.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/158654/visualizar/