Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 09 de Junho de 2009 às 11:56
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Pesquisa realizada no último sábado (6) pelo instituto Mark em Diamantino, uma das cidades-pólos do médio-norte mato-grossense, aponta que o tucano José Serra seria o mais votado, caso as eleições para a escolha do sucessor de Lula fossem hoje. Numa simulação com quatro possíveis candidatos, o governador de São Paulo aparece disparado na liderança. Detém 47% de preferência do eleitorado diamantinense. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), que conta com o apoio de Lula na empreitada rumo ao Palácio do Planalto, figura em segundo lugar, com 15% das intenções de voto. O ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional e hoje deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) é o nome preferido por 8,9%, enquanto Heloísa Helena (Psol), derrotada à sucessão presidencial em 2006, foi lembrada por 7,3%.

A 15 meses das eleições gerais, o índice de eleitores indecisos quanto à escolha dos nomes colocados pela pesquisa estimulada é de 19%, enquanto 2,8% já adiantaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. A margem de erros é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. Os pesquisadores da Mark percorreram 15 bairros e ouviram 247 pessoas.

Num outro cenário, em que o PSDB teria o governador mineiro Aécio Neves como candidato à sucessão presidencial, em substituição a José Serra, a liderança deixaria de ser do tucanato e ficaria com o socialista Ciro Gomes, que figura com 19% da preferência entre os moradores de Diamantino. Nesse caso, há empate técnico, pois Dilma aparece em segundo e "colada" em Ciro, com 18,2%. A ex-senadora Heloísa Helena detém 9,7%, enquanto Aécio amargaria a condição de lanterna, com 5,7%. Ao trocar o nome de Serra pelo de Aécio, o índice de indecisos salta para 43,3%. Os que votariam em branco/nulo somam 4%.

Rejeição

Pesquisadores da Mark fizeram ainda a seguinte pergunta: "Em quem o senhor (a) não votaria para presidente se as eleições fossem hoje?". Na simulação com os nomes de Dilma, Heloísa, Serra e Ciro, a petista possui maior índice de rejeição: 12,1%. A pré-candidata do Psol aparece logo em seguida, com 8,5%. Serra tem rejeição de 7,3% dos eleitores de Diamantino. O deputado socialista possui o menor índice de rejeição: 6,5%. O índice de indecisos é alto: 61,5%. Outros 4% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo.

Já num segundo cenário, sem Serra e com Aécio, a rejeição à candidata petista cai para 10,9%, mas ela continua no topo da lista. Heloísa Helena, que já disputou a presidência da República em 2006, mas acabou derrotada por Lula, aparece com índice de 8,1% de rejeição e está tecnicamente empatada com Dilma e Ciro Gomes, que aparece na terceira colocação com 5,7%. Aécio é o menos rejeitado, com 2,8%. Os indecisos somam 68% e os que disseram votar em branco ou nulo 4,5%. A pesquisa foi realizada por meio do método Survey, com 247 moradores de 15 bairros de Diamantino.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/158726/visualizar/