Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 28 de Abril de 2009 às 01:24

    Imprimir


O Ministério da Saúde, do governo, divulgou na noite de ontem (27) uma nota informando que acompanha o estado de saúde de 11 pessoas que vieram dos países afetados pela gripe suína com os sintomas da doença. De acordo com o órgão, no entanto, nenhum caso foi confirmado até a noite desta segunda-feira.

Segundo o órgão, três casos estão sendo investigados em Minas, dois no Rio, dois no Amazonas, outros dois no Rio Grande do Norte, um em São Paulo e o último no Pará. As pessoas estão sendo monitoradas pelas respectivas secretarias estaduais de Saúde.

"Até o momento, nenhuma dessas pessoas preenche a definição de caso suspeito conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde", informou.

De acordo com o órgão, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo descartou o diagnóstico de gripe suína no paciente que estava internado no Hospital Emílio Ribas, na cidade de São Paulo. O diagnóstico era sinusite.

O órgão alerta ainda que não existe uma vacina contra o vírus da influenza suína, e que a vacina utilizada na Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe --que segue até o próximo dia 8 no Brasil e é direcionada à população com mais de 60 anos-- "destina-se somente à proteção contra a influenza sazonal e não protege contra a influenza suína".

No Brasil, desembarcam diariamente cerca de 7.000 passageiros provenientes de México, Estados Unidos e Canadá. São 19 voos diretos dos EUA para Cumbica (SP), dois para o Galeão (RJ), dois para Manaus (AM), um para Salvador (BA) e um para Fortaleza (CE) e outros dois voos diretos do México para São Paulo.

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foram enviados 20 mil folders educativos sobre a doença para o aeroporto de Guarulhos (SP), 20 mil para o Galeão (RJ) e outros 20 mil para Confins (MG) e 20 mil para Salvador.

Os folders, em português, espanhol e inglês, listam os sintomas da doença e orientam as pessoas que chegaram do México, Estados Unidos ou Canadá a procurarem o hospital. Ao todo, serão feitos 1 milhão de panfletos.

Além disso, estão sendo vinculados avisos sonoros nos três aeroportos e em Salvador, Fortaleza e Recife alertando sobre a doença e os aviões que partem do México, Estados Unidos e Canadá com destino ao Brasil receberam a determinação de orientar os passageiros.

O Ministério da Saúde informou ainda que, nesta segunda-feira, atendentes do Disque Saúde --que funciona no número 0800-61-1997-- foram treinados para tirar dúvidas da população sobre a doença.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Alerta internacional

Só nesta segunda-feira, o surto no México se agravou --agora, mais de 1.600 pessoas foram atingidas pela doença e as mortes suspeitas chegaram a 149--; os casos nos EUA dobraram e chegaram a 40; o Canadá confirmou sete casos; e houve, pela primeira vez, casos em um outro continente, a Europa: um caso na Espanha e dois na Escócia.

No total, 11 países --Colômbia, Suíça, Dinamarca, Reino Unido, Nova Zelândia, Israel, Suécia, Hong Kong, França, Peru e Alemanha-- investigam casos de suspeita de gripe suína, sempre envolvendo passageiros que estavam em trânsito no México ou pessoas que tiveram contato direto com esses passageiros.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/160777/visualizar/