Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 24 de Abril de 2009 às 12:07
Por: Sergio Luiz Fernandes

    Imprimir


Todos os diretores de Escolas Estaduais urbanas e rurais participam, em Cuiabá, a partir da próxima segunda-feira (27.04), do Encontro “Novos Olhares à Formação Continuada de Gestores Escolares”. O evento vai até o dia 30, no Hotel Fazenda Mato Grosso. A promoção é da Superintendência de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). São esperados 700 participantes, entre diretores de escolas e técnicos da Seduc.

O objetivo do evento é ressignificar a prática educacional dos diretores, com vistas à implementação de políticas que valorizem o desenvolvimento organizacional das escolas.

Os diretores vão participar da discussão de assuntos como as Orientações Curriculares (para o Ensino Fundamental e Médio); do programa “Sala de Professor”; Legislação e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE); Educação do Campo; o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar e sobre os programas informatizados de gestão da escola (Sigescola).

A programação de abertura, na segunda-feira, a partir das 8h15, prevê a realização de duas palestras, seguidas de debates, sobre os temas: “Os Desafios do Gestor na Construção de uma Cultura Organizacional Democrática” e “O Papel dos Gestores frente às Políticas Educacionais da Seduc”. No final da tarde (18h15), será feito o lançamento de uma cartilha do MEC, sobre o tema “Acompanhem a Vida Escolar dos seus Filhos”, com a participação da Superintendência de Educação Básica da Seduc.

Nos dias 28 e 29, os participantes vão se dividir em cinco grupos, para a discussão dos diferentes temas do evento. No encerramento, no dia 30, pela manhã, os diretores terão um espaço para esclarecimentos sobre os programas da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social e com os técnicos da própria Superintendência de Gestão de Pessoas.

Só não vão participar do encontro os diretores das Escolas Estaduais Indígenas. Devido as suas especificidades, estes diretores devem participar de outros eventos periodicamente realizados pela Seduc.

CARTILHA INCENTIVA PAÍS PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

A Seduc deverá distribuir cerca de 400 mil cartilhas “Acompanhem a vida escolar dos seus filhos” nas escolas estaduais. Para o lançamento, na segunda-feira, no Hotel Fazenda Mato Grosso, a presença confirmada é de Oroslinda Goulart, assessora especial do ministro da Educação, Fernando Haddad.

A cartilha, com uma linguagem simples e direta, procura mobilizar os pais para que participem do dia a dia da escola e fiscalizem a qualidade da educação recebida pelos filhos. São abordados temas como os Conselhos Escolares; como ajudar a escola, incentivando os filhos e os serviços que uma boa unidade escolar deve oferecer. A cartilha é ilustrada pelo cartunista Ziraldo Alves Pinto.





Fonte: Assessoria Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/160910/visualizar/