Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 22 de Abril de 2009 às 06:16

    Imprimir


O Brasil tem três vezes mais infecções hospitalares que o admitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Paraná, oito pacientes infectados por uma bactéria resistente a antibióticos vão ser transferidos na quarta-feira (22) para uma área isolada.

A direção do Hospital Universitário de Londrina, o maior hospital público do norte do Paraná, admitiu que a superlotação favoreceu a disseminação da bactéria. Oito pacientes estão em estado grave. Eles já tinham a saúde debilitada quando foram infectados. A bactéria foi primeiro identificada em uma vítima de acidente. Depois, de alguma forma, ela se instalou na UTI.

O superintendente do hospital, Francisco de Souza, se defende dizendo que o controle de bactérias é falho em todo o Brasil e que muitos hospitais nem descobrem que estão contaminados.

A infecção hospitalar pode ser leve, sem grandes consequências para o paciente, ou ser grave e levar à morte. Não existe hospital com índice zero de infecção hospitalar. Todo paciente que se interna corre riscos. Mas é um problema que dá para controlar.

Nos hospitais que seguem as normas de segurança, são cumpridas regras que vão desde lavar as mãos antes e depois de qualquer intervenção até o exame apurado dos medicamentos que serão injetados nos pacientes.

Centros cirúrgicos e UTIs são áreas de alto risco. As cirurgias de grande porte, como os transplantes, aumentam as chances de infecção. Carlos Lotfi, infectologista, diz que os hospitais brasileiros têm, em média, três vezes mais infecções hospitalares do que o número máximo admitido pela organização mundial da saúde.

Ele denuncia: faltam mais preparo dos profissionais e mais ação governamental. “A não ação hoje dos órgãos de vigilância e de fiscalização está levando a uma piora do controle de infecção em todo país”, afirma.





Fonte: G1, com informações do Jornal Nacional

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/161062/visualizar/