Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sábado - 18 de Abril de 2009 às 03:13
Por: Luciane Mildenberger/Ligiani S

    Imprimir


Sensível a um problema social e econômico ocorrido no município de Jaciara – Vale do São Lourenço, após a paralisação das usinas Pantanal e Jaciara, do Grupo Naoum, em processo de recuperação judicial e com atraso de salários, o secretário de Fazenda, Eder Moraes, por determinação do governador Blairo Maggi, e com o apoio do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindálcool), intermediou, na sexta-feira (17.04), acordo entre Estado, empresa e trabalhadores.

As usinas foram novamente enquadradas no regime de estimativa segmentada, excluídas da sistemática depois da recuperação judicial, e terão os débitos com o Estado parcelados. A iniciativa, segundo Moraes, vai ajudar o Grupo Naoum neste momento de dificuldade financeira, agravada pela crise econômica mundial, por conta da escassez de crédito no mercado. Isso porque o Grupo gera 3,5 mil empregos diretos e 5 mil indiretos em Mato Grosso, o que contribui para o desenvolvimento da economia em Jaciara e nos municípios circunvizinhos, como Juscimeira, São Pedro da Cipa, Dom Aquino e Santa Elvira.

“Esta decisão ajudará o Grupo a pagar os salários atrasados dos funcionários, a desafogar o estoque de cerca de 15 milhões de litros de álcool e 200 toneladas de açúcar e a comercializar a nova safra. Não há perdas de receita para o Estado, pois o que fizemos foi o reescalonamento do passivo da empresa de acordo com a legislação vigente. Com isso, a expectativa é que o comércio da região volte a se aquecer”, argumentou Eder Moraes.

Segundo o prefeito de Jaciara, Max Russi, mais de 1.500 pessoas, além do comércio local, aplaudiram em pé o governador Blairo Maggi e o secretário de Fazenda, Eder Moraes, pela iniciativa de cunho social, já que tem trabalhador da usina que não tem dinheiro para a comida da família. “A situação está realmente crítica e agradecemos a sensibilidade do governo de Mato Grosso em negociar com a empresa”, disse. Inclusive, os trabalhadores chegaram a interditar a BR-364, reivindicando o pagamento dos salários em atraso desde o início deste ano.

O Grupo Naoum começou a atuar em Mato Grosso há quase 37 anos. Responde por mais 14% da produção de álcool e açúcar do Estado. Além da participação em Mato Grosso, tem uma unidade em Goiás.

Também foram à visita em Jaciara o secretário de Planejamento, Yênes Magalhães, e o chefe de gabinete do governador Blairo Maggi, José Márcio Guedes.





Fonte: Assessoria Sefaz-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/161236/visualizar/