Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 15 de Abril de 2009 às 14:03
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


A Secretaria Estadual de Saúde calcula que este ano vacinará 225.031 idosos com 60 anos ou mais contra a gripe. A meta é manter o Estado entre as sete unidades da federação que ano a ano vem ultrapassando a meta de vacinação. A proposta foi anunciada nesta quarta-feira pelo secretário de Saúde, Agostinho Moro. Ele confirmou o lançamento da Campanha Estadual contra a Gripe para a pessoa idosa, para o dia 23, no município de Nossa Senhora do Livramento, às 09h, no Centro de Eventos da cidade.

Moro explicou que o Ministério da Saúde (MS) preconiza uma cobertura mínima de 80%. O Estado nos últimos anos vem ultrapassando a meta, exemplo disso foi o ano passado. Mato Grosso vacinou 97.65%, o que corresponde a 160.421 idosos vacinados. O Dia D da Campanha de Vacinação, com o slogan “Deixe a Gripe na Saudade - Vacine-se!”, está marcado para dia 25, sábado. Todos os postos e unidades básicas de saúde do Brasil estarão com as vacinas disponíveis a população desta faixa etária.

Em Mato Grosso, de acordo com a gerente de Vigilância a Doenças e Agravos Imunopreviníveis, Valéria de Oliveira, ao todo, serão montados 1.600 postos de vacinação, serão utilizados 305 veículos, estarão trabalhando 4.700 pessoas, além de estarem abertos postos de vacinação nos 141 municípios do Estado. O Ministério da Saúde encaminhou 280 mil doses da vacina para a Campanha Estadual.

Valéria ressalta que a Campanha de Imunização dos Idosos é um dos compromissos assumidos pelos governos federal, estadual e municipal com a universalidade, integralidade e equidade da atenção à saúde no setor de imunização atendendo aos princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina é de prevenção e dessa forma contribui para a melhoria da qualidade de vida da terceira idade.

“É importante que todas as pessoas que estão na faixa etária recomendada, ou seja, com 60 anos ou mais, procure o posto de saúde mais perto de sua casa para ser vacinado. A campanha também envolverá parceiros como as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, Associações de Idosos, Sociedades Médicas e representantes das sociedades civil e organizada”, disse a Gerente.

A vacina contra gripe diminui o risco de doenças respiratórias agudas, como pneumonia, reduzindo também os riscos de internação e até de morte. Outro detalhe importante é que a vacina não provoca gripe, quando isso acontece é porque a pessoa já estava contaminada pelo vírus e não houve tempo suficiente para a ação da vacina ou é apenas um resfriado, bem como raramente provoca reações, sendo que algumas pessoas podem apresentar reações locais e que desaparecem entre 24 e 48 horas. A vacina é gratuita e se encontra nos Postos de Saúde da Rede SUS de todo o país.

Não podem ser vacinadas as pessoas que já tenham apresentado reações alérgicas graves à dose anterior da vacina e a proteínas do ovo.

A gripe é uma doença infecciosa do sistema respiratório, de natureza viral e altamente contagiosa, podendo apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clínicas graves e complicadas. O vírus influenza é disseminado pelas vias respiratórias, por onde os indivíduos infectados os transmitem por meio de gotículas: ao falar, espirrar ou tossir. O período de incubação após o contágio varia de um a quatro dias.

A forma e a gravidade da gripe variam muito. O início é abrupto, com sintomas clínicos sistêmicos como febre alta, calafrios, mialgia, cefaléia e mal estar. À medida que os sintomas clínicos diminuem como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal predominam, durando poucos dias, exceto em casos que complicam. Algumas das complicações severas da gripe são: pneumonia e bronquite.

No país, a freqüência de complicações da gripe na faixa etária de 60 a 69 anos é de 40%, percentual que aumenta para 80% a partir dos 70 anos. Nos idosos ocorrem as formas mais graves de gripe e suas complicações, como a pneumonia. Além do mais, sabe-se que cerca de 90% das mortes causadas pela gripe acontecem em pessoas idosas.





Fonte: Assessoria SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/161464/visualizar/