Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 13 de Abril de 2009 às 17:40
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


Está tramitando na Assembleia Legislativa, um projeto de lei, de autoria do deputado José Riva (PP), que cria o serviço gratuito de ‘Teledengue’ em todo o território mato-grossense. A proposta se encontra na Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social e deve ir à pauta de votação depois do feriado.

O Teledengue de Mato Grosso, com acesso gratuito em todo o Estado, terá número fixado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), a quem competirá a coordenação geral e sua massificação na sociedade.

De acordo com Riva, este serviço disponibilizará informações sobre esclarecimentos dos sintomas e combate à dengue e ao mosquito Aedes aegypti, bem como receber solicitação de vistoria ou denúncias de foco do mosquito. “Temos que agir de todas as formas para combater esta doença e depende de cada um a erradicação dela”, afirma.

Riva argumentou que uma das maiores preocupações das autoridades e instituições mato-grossenses da área de saúde é com o constante avanço da dengue, doença que insiste em se manter no Brasil. “Apesar das ações preventivas e curativas, o mosquito Aedes aegypti continua se proliferando. Esta ação visa prevenir o surgimento das epidemias”, explica o presidente da Assembleia.

Nos três primeiros meses deste ano, oito pessoas morreram em Mato Grosso. No ano de 2007, Mato Grosso teve 29 casos graves de dengue. Em 2008, foram 16 os casos. Em 2009, até o final de março, os casos graves registrados já somam 257. O crescimento do número de casos é visivelmente absurdo, e as mortes constatadas já são oito. Dentre os mortos, cinco eram crianças.

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, alertou sobre o quadro preocupante da dengue e pediu apoio dos veículos de comunicação no combate à doença, ajudando a conscientizar a população de que todos devem colaborar. “A sociedade precisa nos ajudar”, pede o secretário. Essa ajuda funciona com cada morador cuidando de sua casa, não deixando água parada e eliminando possíveis focos do mosquito da dengue. Esse tipo de trabalho, constante e frequente, só o morador pode fazer.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/161625/visualizar/