Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 31 de Março de 2009 às 10:37
Por: Luis Fernando Correia

    Imprimir


Foi apresentado no Congresso do Colégio Americano de Cardiologia, em Orlando, um trabalho científico que demonstra a viabilidade de reunir num só comprimido as principais medicações usadas na prevenção primária cardiológica. O estudo, chamado de Tips, foi realizado na Índia, sede do laboratório que busca desenvolver a chamada polipílula.

Os voluntários receberam três medicamentos anti-hipertensivos, aspirina e estatina de uma só vez e uma vez ao dia. Foram mais de 2 mil adultos saudáveis recrutados em mais de 50 centros de tratamento em toda a Índia. Os participantes eram acompanhados por, no mínimo, 12 meses.

A ideia com certeza agrada aos pacientes, que têm de lidar com doses e horários variados de muitos remédios. Os médicos também sonham com o dia em que o receituário fique mais simples e, principalmente, ajude os pacientes a seguirem suas orientações.

Apesar de a polipílula conseguir baixar a pressão arterial e diminuir os níveis de colesterol no sangue, os resultados não são tão expressivos quanto aqueles obtidos com os medicamentos tomados isoladamente. A redução dos níveis de colesterol no sangue, em particular, foi significativamente menor do que a esperada para a dose administrada na polipílula.

O objetivo do laboratório que está desenvolvendo a combinação de remédios é obter um tratamento simples e de baixo custo. A doença cardiovascular atinge duramente os países em desenvolvimento, e um comprimido capaz de fazer o papel de cinco remédios pode ajudar a diminuir esse impacto.

Por outro lado, especialistas reunidos no congresso são unânimes em lembrar que as medidas simples, como parar de fumar, perder peso e fazer exercícios são as medidas mais eficientes de prevenção das doenças cardiovasculares. Segundo Robert Bonow, da Universidade Northwestern de Chicago, já existe a polipílula para o coração, os exercícios físicos, na quantidade recomendada.

Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN.





Fonte: Especial para o G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162409/visualizar/