Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 20 de Março de 2009 às 15:50
Por: Danielle Tavares

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso assinou nesta semana (18.03) um Termo de Compromisso para viabilizar o acesso gratuito da comunidade acadêmica a publicações eletrônicas, científicas e tecnológicas internacionais e nacionais, por meio do Portal de Periódicos da Capes. A solenidade foi realizada em Brasília, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Ao todo foram convidadas 101 instituições para obter o acesso gratuito a bases de dados Scopus e Science Direct, das quais 74 passaram nos critérios de análise de mérito para receber o acesso. Dessas, 51 são particulares, 13 são estaduais e municipais e dez são fundações de amparo à pesquisa (FAPs).

“A Unemat foi selecionada para ter o acesso ao portal de periódicos nos critérios de análise de mérito, como resultado da qualidade dos cursos de pós-graduação oferecidos nesta Instituição de Ensino Superior”, afirmou a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Carolina Joana da Silva, que representou a Unemat na assinatura do termo de compromisso.

O uso do Portal é livre e gratuito para os usuários das instituições participantes. O acesso é realizado a partir de qualquer terminal ligado à internet localizado nas IES ou por elas autorizado. Os profissionais da Unemat ainda receberão o treinamento adequado para organizar o uso dos serviços na universidade. “A nossa intenção é que este acesso seja facilitado aos alunos, técnicos e professores, nos campi e núcleos que compõem a Unemat”, explicou Carolina Joana.

Os programas de pós-graduação, de pesquisa e a graduação da Unemat ganham em qualidade e produtividade com a utilização do Portal, que está em permanente desenvolvimento. “Esta vitória possibilitará o crescimento da nossa produção científica, pois teremos acesso a mais de 2000 títulos, ampliando a oferta de novos cursos de pós-graduação, fortalecendo os dois cursos de mestrado existentes, os mestrados e doutorados interinstitucionais em andamento e os que estão por vir”, falou.

SOBRE O PORTAL- O Portal Periódico Capes é uma biblioteca virtual, de fácil acesso a informação científico-tecnológica mundial, oferecida pelo governo federal ao sistema de educação brasileiro. Mais de 1,3 milhão de pesquisadores de instituições de todas as regiões do país têm acesso livre e gratuito ao portal via internet, intermediada pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Na solenidade de ampliação, em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, reafirmou a importância da Capes na formação de mestre e doutores e destacou a nova missão da coordenação na formação de professores para educação básica. "É possível combinar políticas, articular políticas, organizar políticas sem que para isso tenhamos que olhar para um lado e virar as costas para o outro porque não há recursos disponíveis", disse o ministro.

Implantado em novembro de 2000, o Portal oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de mais de 12.661 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e 126 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.





Fonte: Assessoria Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/162972/visualizar/