Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quinta - 19 de Março de 2009 às 04:59

    Imprimir


Das 177.799 pessoas que têm direito de receber o abono salarial em Mato Grosso, relativo ao exercício 2008-2009, 16.584 ainda não se apresentaram para receber o benefício, cujo prazo de pagamento se encerra em 30 de junho.

Para receber o abono salarial, que consiste no pagamento de um salário mínimo anual, o trabalhador tem de atender os seguintes requisitos: ter recebido, em média, até 02 (dois) salários mínimos mensais no ano anterior; estar cadastrado no Programa de Integração Social - PIS ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PASEP há pelo menos 5 (cinco) anos e ter trabalhado no ano anterior, com vínculo empregatício, pelo menos 30 (trinta) dias.

O trabalhador que ainda não recebeu o benefício deve dirigir-se a Agência da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil S.A. munido de comprovante de inscrição no PIS/PASEP e Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS.

Os trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social - PIS, recebem o abono salarial na Caixa Econômica Federal e os inscritos no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PASEP recebem no Banco do Brasil S.A., de acordo com o calendário de pagamento previamente divulgado pelo Ministério do Trabalho/Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador - Codefat.

Os beneficiários são identificados pela Relação Anual de Informações Sociais - Rais, declarada todos os anos pelas empresas ao MTE. Se a empresa ou entidade pública estiver cadastrada na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil S.A., o pagamento será realizado através do contra-cheque do trabalhador.

O Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Valdiney Antônio de Arruda, reiterou o apelo aos trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial para que compareçam a uma das agências da Caixa ou do Banco do Brasil. “A média de resgate dos últimos anos ficou em torno de 94% e, faltando três meses para encerrar o exercício de 2009, 90,67% dos trabalhadores de Mato Grosso receberam o abono. Desta forma, acredito que atinjamos nossa meta,” declarou.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/163099/visualizar/