Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 19 de Março de 2009 às 03:30
Por: Sergio Luiz Fernandes

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) irá oferecer este ano 20.280 vagas voltadas às tecnologias da informática na Educação. Estas vagas serão disponibilizadas aos profissionais lotados nas escolas públicas e praticamente deve zerar a demanda de formação nesta área em Mato Grosso.

São 9.400 vagas para “Informática Básica – Linux Educacional” e 10.880 para “Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)”.

O primeiro curso, de 40h, será destinado aos professores, assessores e coordenadores pedagógicos e diretores de escolas. O segundo terá 100h e a mesma clientela. Os dois cursos serão realizados nas próprias unidades escolares, preferencialmente para turmas com 20 integrantes.

Estes cursos serão realizados pelos Centros de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros). As atividades serão ministradas pelos formadores em tecnologia educacional destas unidades. Os Cefapros podem também sediar os cursos, casos os laboratórios de informática de algumas escolas não estejam disponíveis.

O número de profissionais é insuficiente para a execução das duas atividades. Por isso, será necessária a contratação de multiplicadores, através de bolsas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Edevamilton adianta que a seleção destes profissionais será feita pelos professores formadores dos Cefapros. “Os formadores devem ser encarregados dos cursos de 100 horas, que são mais exigentes e os multiplicadores ficarão com os cursos de 40 horas”, explica o coordenador de Formação em Tecnologia Educacional da Seduc, Edevamilton de Lima Oliveira

No ano passado, a Seduc já proporcionou esta formação continuada de 40 horas para 9.700 profissionais da Educação nas escolas. Foi o estado que mais propiciou formação nessa área. Esse curso, porém, não é pré-requisito para a inscrição no curso de 100 horas.

A quantidade de vagas este ano ainda deve aumentar. Está em planejamento a oferta de mais um curso de 40h, no segundo semestre, como continuidade aos dois agora anunciados. O próximo seria na área de elaboração de projetos.

Estes cursos serão feitos sem nenhum custo aos profissionais da Educação, que receberão CDs e material impresso, feito pelo MEC. O curso sobre Linux Educacional pode ser feito mesmo que o este sistema operacional não esteja instalado no laboratório da escola, já que serão entregues cd´s aos alunos.

A matrícula aos cursos será liberada em breve, num link já existente na página inicial do site da Seduc.





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/163105/visualizar/