Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 25 de Junho de 2013 às 12:46
Por: Julia Munhoz

    Imprimir


Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) realizaram, entre os dias 17 e 21 deste mês, a operação especial "Boa Viagem", em Sinop, Alto Araguaia e Pedra Preta. Dos produtos fiscalizados, 15,74% foram reprovados. O foco maior foi em pneus novos e reformados de automóveis, pneus de motocicletas, arla32 (agente redutor de líquido automotivo), capacete de proteção para motociclista e dispositivo de retenção para crianças, informou a diretora de avaliação, Marli Nascimento.


 
A operação especial foi designada nacionalmente pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Em Mato Grosso, 1.330 produtos foram fiscalizados nos três municípios. Além de intensificar as verificações nos produtos de proteção e segurança nas estradas, o Ipem-MT vem realizando fiscalizações rotineiras em empresas reformadoras de pneus.


 
"Desde novembro de 2012 reformadoras de pneus de automóveis de todo o país são obrigadas a terem o registro no Inmetro. No Estado mais de 30 empresas já estão em processo para se registrarem no Ipem-MT e aquelas que ainda não possuem o registro podem entrar em contato com o setor de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT", explica Marli Nascimento. 


 
Segundo a assessoria, as portarias 227/2006 e 444/2010 determinam que pneus reformados ou com processo de reutilização da carcaça devem apresentar obrigatoriamente o Selo de Identificação da Conformidade. Caso contrário, o produto pode ser apreendido.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/16409/visualizar/