Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 04 de Março de 2009 às 10:01
Por: Thiago Itacaramby

    Imprimir


O Governo do Estado por meio do Programa de Desenvolvimento Regional – MT Regional sediará no próximo dia seis de março, o I Encontro de Negócios da Cultura da Pupunha do Estado de Mato Grosso. O evento será realizado no auditório da Famato, em Cuiabá. A iniciativa recebe apoio do MT Regional e Empaer. O seminário tem como principal objetivo difundir o cultivo da pupunha e esclarecer dúvidas relacionadas ao seu histórico e perspectivas no Estado, bem como custos de produção e exigências ambientais. O encontro é direcionado aos pequenos produtores e também agentes financeiros.

O seminário, que em sua primeira edição abordará a situação atual e perspectivas do cultivo da pupunha no Brasil além da apresentação das empresas que beneficiam o produto no mercado interno. Um dos destaques do evento será a apresentação do Analista de Mercado, Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil, o palestrante Fernando Santana Elesbão. De fato, o palestrante apresentará o DRS do Banco do Brasil, que tem por finalidade questões socioambiental da entidade para o cultivo do palmito.

De acordo com o coordenador de fruticultura do Programa de Desenvolvimento Regional – MT Regional, Rodrigo Furquim Rodrigues, a iniciativa tem por finalidade disseminar o cultivo em todos os 15 municípios que compõe o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ecômico e Sócio-Ambiental. Segundo ele, o projeto pupunha é um projeto socioeconômico e ambiental, ou seja, além de gerar mais uma atividade e renda aos agricultores ele mostra aos cortados de palmito clandestinos uma nova forma de ganhar dinheiro legalizada, e sem depredar a natureza.

“O projeto pupunha é um projeto ecologicamente viável, ele se desenvolve sem agredir a natureza é uma cultura que não requer mecanização, não tem um impacto no solo, tem formas para não serem usados agrotóxico e também diminui a depredação ao meio-ambiente”, afirmou o coordenador de fruticultura do Programa de Desenvolvimento Regional – MT Regional.

PUPUNHA – A pupunha nada mais é do que uma espécie de palmito, cuja extração se dá na parte interna e superior da palmeira. O sabor é inconfundível e a sua textura macia faz com que o palmito seja usado nas mais diversas receitas. A pupunha pode atingir mais de 20 metros de altura em poucos anos. As regiões que mais produzem a pupunha são as regiões Sudeste e Centro-Oeste. Para o coordenador de Fruticultura do MT Regional, o palmito é de grande aceitação no mercado com preços elevados. A cultura em Mato Grosso está presente em quase todo o Estado. Atualmente são 12 empresas beneficiadoras que compõe o quadro produtivo.





Fonte: Famato

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/164177/visualizar/