Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 27 de Fevereiro de 2009 às 10:38

    Imprimir


A Gol fechou um acordo para pagamento de R$ 46 milhões a 45 famílias de vítimas do acidente com o voo 1907. acidente ocorreu em setembro de 2006 e resultou na morte de 154 pessoas. Segundo o escritório Leonardo Amarante e Advogados Associados, o acordo é um dos maiores já fechados nesta área.

O escritório afirma que a negociação foi feita em conjunto. Sete famílias já receberam R$ 11 milhões em indenização. Os primeiros acordos foram homologados no fim de dezembro e começaram a ser pagos na primeira semana de fevereiro. Os acordos das demais famílias estão entre a fase de homologação e assinatura.

Segundo o escritório, em negociações assim, a companhia faz uma proposta às famílias. Quando elas aceitam a oferta, a proposta é encaminhada para as seguradoras, responsáveis pela liberação dos recursos. O dinheiro é depositado em fundo de pagamento de indenização e destinado aos familiares após autorização da Justiça. Os acordos foram fechados na 25ª Vara Cível do Rio.

O valor da indenização varia de acordo com aspectos como idade da vítima, salário que recebia e o grau de instrução. Na prática, considera-se a remuneração recebida pela vítima e a sua expectativa de vida útil.

A Gol afirma que já fez acordos com familiares de 106 dos 154 passageiros do voo 1907. A companhia diz que não divulga valores em atendimento a uma solicitação de confidencialidade feita pelas famílias.

Para Claudio Candiota, presidente da Andep (Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo), o prazo pode ser considerado rápido para a indenização. "Considerando a morosidade da Justiça brasileiro e o fato de que o acidente completará três anos em setembro, é possível dizer que foi rápido. Os acidentes são consequência da desordem que tomou conta do setor e nada foi feito para alterar o quadro."

Segundo especialistas, a mobilização das famílias das vítimas é fator essencial para estimular não só a indenização, como a busca dos responsáveis pelos acidentes. Para Dario Scott, presidente da Associação das Famílias e Amigos das Vítimas do Voo 3054 da TAM, a indenização é uma questão individual e cabe a cada família decidir de que forma pretende entrar na Justiça.

O acidente da TAM ocorreu em julho de 2007 e resultou na morte de 199 pessoas. "Continuamos organizados. O que nos interessa é acabar com a impunidade", disse. A Folha não conseguiu contato com a Associação dos Parentes e Amigos das Vítimas do Voo 1907.





Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/164247/visualizar/