Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 16 de Fevereiro de 2009 às 17:30
Por: Roseli Riechelmann

    Imprimir


Professores formadores e coordenadores de escolas públicas de Mato Grosso participam até 20 de fevereiro da capacitação em Língua Portuguesa e Matemática promovida pela Secretaria de Estado de Educação. Durante os cinco dias do Encontro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, os profissionais conhecem a teoria e prática do Programa Gestar II, elaborado pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade de Brasília.

Técnicos do MEC e professores da UNB, entidade responsável pela elaboração do material pedagógico distribuído no curso, apresentam as propostas do programa, cujo objetivo é fortalecer o interesse pelo conhecimento das áreas trabalhadas e melhorar os índices de aprendizagem.

Com conteúdo focado no 3º ciclo do Ensino Fundamental, a capacitação busca tornar o aprendizado de Língua Portuguesa e de Matemática mais atrativo. A coordenadora responsável pelos conteúdos de Matemática, professora da UNB, Jodette Amorim, acredita nesse trabalho como instrumento para a revolução pela educação. “Os conteúdos fragmentados foram abolidos, a elaboração do material integrou profissionais da Educação, da Matemática e Língua Portuguesa”, destaca.

Os conteúdos ganharam apoio de um mapa conceitual onde a partir dele se conhece as diferentes áreas trabalhadas no aprendizado. A proposta é que as ferramentas utilizadas resolvam situações problemas, no cotidiano das pessoas. O conhecimento de frações, por exemplo, passa por uma situação prática.

A técnica do MEC, Adriane Vieira Santana, presente no evento em Mato Grosso, destaca que nessa etapa do Gestar II, os formadores ganham a certificação da UNB. O documento garante o acompanhamento dos resultados e a expectativa de melhoria dos índices de aprendizagem na sala de aula.

O Gestar II é um projeto integrado ao Plano de Desenvolvimento da Educação e está inserido nas propostas do Programa de Ações Articuladas (PAR). Ele é adotado ou não pelos municípios, mas é um instrumento de qualificação.

“A incorporação das propostas do Gestar II pelos profissionais garantirá o sucesso do programa e a melhoria da qualidade da educação estadual”, afirmou a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida, na abertura do evento.





Fonte: Assessoria Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/164627/visualizar/