Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 04 de Fevereiro de 2009 às 10:28
Por: Fabíola Tormes

    Imprimir


O telefone público, o popular orelhão, é uma importante ferramenta no processo de expansão da telefonia fixa e de acesso à informação. O Brasil já conta com mais de um milhão de aparelhos, distribuídos por mais de 5,5 mil municípios, presentes inclusive em localidades onde ainda não há disponibilidade de linhas residenciais.

E dentro deste ´acesso à informação´, as pessoas com deficiência também contam com o telefone público como um grande aliado. O deficiente físico Francisco do Aracaju, que está morando em Tangará da Serra há dois meses, disse que para o deficiente, tanto físico, como visual e auditivo, os telefones públicos são grandes aliados, assim como os telefones móveis, os celulares. “Só que não é todo mundo que tem acesso a um celular. Dessa forma, o orelhão é de grande importância”, comenta.

Assim, em Tangará da Serra, cerca de 2,3% do total de aparelhos são adaptados para deficientes. A exigência da Anatel é de até 2% do total da planta, uma vez que haja solicitação. “A Brasil Telecom está em total conformidade com as regras e determinações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a legislação do setor. A empresa acrescenta que a instalação dos terminais é realizada mediante solicitação dos interessados, observados os critérios estabelecidos na regulamentação, inclusive quanto à sua localização e destinação, além de infra-estrutura necessária”, comenta a assessoria da Brasil Telecom quanto a quantidade e lugares dos aparelhos adaptados. A empresa acrescenta ainda que todos os seus telefones públicos têm a adaptação na tecla cinco para a identificação dos números.

Desta forma, nos lugares que não tiverem nenhum aparelho adaptado e houver de um telefone público adaptado, a concessionária deverá atender a solicitação em até sete dias. “A Anatel prevê que no mínimo 2% dos orelhões de cada localidade sejam adaptados para cada tido de deficiência, o que será feito mediante solicitação”.

O Brasil tem, atualmente, quase 22 mil telefones públicos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida e 2,3 mil para pessoas com deficiência auditiva ou da fala. No estado de Mato Grosso existem hoje cerca de 17.400 aparelhos públicos, sendo que Tangará da Serra possui 485 telefones públicos. Dos 11 aparelhos adaptados, em Tangará da Serra, alguns estão localizados nas Praças da Bíblia e Pioneiros e ainda no Centro Municipal Integrado de Educação Especial “Isoldi Storck” - Aadata, entre outras localidades.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/165223/visualizar/