Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 30 de Janeiro de 2009 às 14:53

    Imprimir


A prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2009 foi marcada pelo Ministério da Educação (MEC) para o dia 8 de novembro.

A portaria que define a realização do exame foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (30).

Diferentemente dos anos anteriores, quando o exame era realizado por amostragem selecionada pelo Inep, a partir de 2009 o Enade passa a ser universal. Neste ano, todos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados deverão realizar a prova.

Cursos

Conforme a portaria, neste ano serão avaliados os cursos de graduação em administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, música, psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo, além de duas áreas novas: estatística e relações internacionais.

Serão avaliados também, pela primeira vez, os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.

Participam do Enade 2009 estudantes do final do primeiro ano de curso (ingressantes) e do último ano de curso (concluintes) das áreas selecionadas.

São considerados ingressantes aqueles estudantes que, até o dia 1º de agosto, tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso da Instituição de Ensino Superior (IES).

Concluintes são aqueles que, até o dia 1º de agosto, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES ou aquele estudante que tenha condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2009.

Prazo estendido para a inscrição

Neste ano, as instituições terão prazo maior para as inscrições de seus alunos ao Enade 2009, num período de dois meses. As inscrições deverão ser realizadas de 29 de junho a 31 de agosto. O Inep enviará, até o dia 29 de maio, as instruções e os instrumentos necessários para que os dirigentes das IES efetuem as inscrições dos estudantes habilitados ao exame.

Ficam dispensados do Enade os estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do exame, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.

Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular nas edições anteriores do Enade deverão regularizar a situação participando da edição 2009.

O Inep divulgará, até o dia 10 de setembro, a lista dos estudantes que participação no Enade 2009, e até o dia 26 de outubro, os respectivos locais onde serão aplicadas as provas.

O Manual do Enade 2009 será divulgado pelo Inep até 31 de março. Nele, são especificados os procedimentos técnicos indispensáveis à operacionalização da prova.





Fonte: TVCA com G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/165451/visualizar/