Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 27 de Janeiro de 2009 às 16:58
Por: Renata Giraldi/Gabriela Guerre

    Imprimir


Sem unidade interna em favor da candidatura do deputado Michel Temer (PMDB-SP), a bancada do PT na Câmara se reúne para afinar o discurso no próximo domingo --véspera da eleição na Casa. Por determinação do comando da legenda, o líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE), trabalha para evitar dissidências e garantir o acordo firmado com os peemedebistas de apoio a Temer.

Interlocutores informaram que, durante a reunião com a bancada, será discutido que a orientação do comando nacional do PT é manter os votos em favor de Temer. Mas também será compreendido que aqueles que não se sentirem à vontade, por questões regionais ou pessoais, estarão livres, sem riscos de punição. O objetivo é evitar o tratamento administrativo do caso.

Um pequeno grupo de deputados, dos 78 que integram a bancada na Câmara, ameaça se rebelar e apoiar os adversários de Temer. Os deputados reclamam que o PMDB do Senado rompeu o acordo com o PT ao lançar a candidatura do senador José Sarney (PMDB-AP) à presidência da Casa.

Oficialmente, o PT insiste em afirmar que está mantido o acordo em favor de Temer, tanto é que o partido tem dois deputados na chapa do peemedebista: Marco Maia (RS), que vai concorrer à primeira-vice-presidência, e Odair Cunha (MG), que disputa a terceira-secretaria.

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), reconheceu que a votação secreta impede a vigilância sobre o cumprimento do acordo entre petistas e peemedebistas. Com o amparo do sigilo do voto, os petistas rebeldes pretendem dar apoio aos deputados Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Ciro Nogueira (PP-PI).

A Folha Online apurou que para esses petistas, a dificuldade não está em votar em Temer, mas indiretamente em colaborar com a eleição de Sarney. De acordo com os relatos reproduzidos pelos líderes petistas à Executiva Nacional do PT --em reunião realizada ontem em Brasília-- a queixa da maioria é em decorrência de divergências regionais.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/165608/visualizar/