Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 15 de Janeiro de 2009 às 15:50
Por: Rafael Targino

    Imprimir


Mais de 53,2 milhões de alunos foram matriculados no ano passado. Distrito Federal teve maior aumento no número de registros.

O número de matrículas na educação básica cresceu 0,4% no ano passado em comparação a 2007. O dado faz parte do Censo Escolar 2008, que foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (15). A pesquisa engloba os ensinos fundamental e médio e as educações infantil, especial, profissional e de jovens e adultos.

De acordo com o MEC, mais de 53,2 milhões de matrículas foram feitas em 2008, contra cerca de 53 milhões no ano anterior. A alta foi puxada pela educação profissional -com um aumento de 14,7% no número de inscritos- e pelas matrículas em creches, que cresceram 3,2%.

No entanto, esse crescimento não recuperou a queda de 5,2% do censo de 2007, quando dados do ano anterior foram comparados. Em 2006, 55,9 milhões de alunos estavam matriculados. Segundo o MEC, a queda no período aconteceu, em parte, por causa da queda na natalidade e na redução da população na faixa etária relativa, principalmente, ao ensino fundamental. O ministério também atribui a redução a uma mudança no procedimento de coleta de dados do Censo.

Unidades da federação

No censo deste ano, a unidade da federação com maior aumento no número de matrículas foi o Distrito Federal, onde houve uma variação de 6,2%. No Ceará, houve uma queda de 2,6% nos registros.

A maior parte dos alunos -46% do total, ou 24,5 milhões- está matriculada nas redes municipais de ensino. As escolas estaduais respondem por 40,3% dos registros e as particulares, por 13,3%. Os 0,4% restantes estão matriculados nas escolas federais.

Ensino fundamental

Houve uma queda de 0,1% nas matrículas no ensino fundamental. O índice do ensino médio se manteve praticamente estável. Atualmente, só o ensino fundamental é obrigatório, para crianças entre sete e 14 anos.

O número de alunos que já fizeram a transição para o sistema de nove anos do ensino fundamental também é maior que os ainda matriculados no modelo antigo. Já são 16,6 milhões (51,83% do total) cursando até a 9ª série, contra 15,45% (48,17%) no esquema de oito anos. Segundo o MEC, a transição estará completa em 2010, quando também a idade mínima para ingresso no ensino fundamental cai para seis anos.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/166370/visualizar/