Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 04 de Novembro de 2008 às 09:20

    Imprimir


O Estado de Mato Grosso ainda não atingiu a meta de vacinação contra a rubéola e a Campanha vai prosseguir até o dia 15 de dezembro. Especialistas pedem mais postos itinerantes para facilitar o acesso a quem, ainda não se vacinou.

Em um posto de saúde do bairro despraiado houve, no mês de outubro, um movimento pequeno no setor de vacinação. Os 73 postos de Cuiabá imunizaram, semana passada, 500 pessoas contra a rubéola.

Uma doença que se atingir a mulher grávida, pode causar prejuízos a saíde do bêbe. A enfermeira, Elizabeth Cardoso, diz que o risco para o bêbe de ter deficiência, como cegueira e doenças do coração passa a ser maior se a mãe contrair a doença.

Não atingiu a meta

Após prorrogar a Campanha à três vezes Mato Grosso ainda não atingiu a meta de imunizar 95% das pessoas de 12 a 39 anos. A cobertura marcou até a última sexta-feira (31) 90,1% da população nesta faixa etária.

Os maiores municípios do Estado tem os menores índices. Os números registrados na última semana mostram que, Cuiabá vacinou 82,72% faltam 49,056 pessoas. Várzea Grande imunizou 82,35% faltam 23.986 pessoas. Os números da Prefeitura de Rondonópolis indicam que a cobertura de vacinação chega a 98,96%. Mas a contagem feita esta semana pela Secretaria Estadual de Saúde, mostra que o número real é 81%.

De acordo com o Ass. Tec.Super.Vigilância em Saúde/MT, Oscar Campos, o município fez a vacina em pessoas que estavam em trânsito. "Muitas pessoas que não moram aqui e estavam só de passagem fizeram a vacina e muitos que moram na capital ainda nâo se vacinaram", explicou Oscar.

Falta informação

O consultor da Organização Panamericana de Saúde, Jorge Medrano, aponta dois motivos para Mato Grosso não ter atingido a meta. Falta de informação da população e horários e lugares restritos. "Tem que conservar a estratégia e incrementá-la tanto em horário como em oferta. Ser maiores do que realmente até agora estava sendo ofertado. E dar muita informação, disse Jorge.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/170317/visualizar/