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Educação/Vestibular
Quinta - 03 de Julho de 2008 às 11:27
Por: Ivan Pereira

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Em visita ao município de Juína (735 Km de Cuiabá), o Secretário de Educação de Mato Grosso Ságuas Moraes Souza, confirmou que o estado superou a média nacional, nas provas do Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Mato Grosso registrou 4,4 enquanto a média do país é 4,2. “Pela primeira vez na história agente ultrapassou os estados da região Centro-Oeste, inclusive Goiás em todos os níveis”, destacou Ságuas.

De acordo com o Secretário nas séries iniciais, Mato grosso fica atrás apenas do RS, SC, PR, SP, MG e ES. “Só os estados mais desenvolvidos do país estão na nossa frente”, explicou.

Ságuas agradeceu os profissionais da educação e destacou que o estado vai retomar as negociações com a classe. “Atendemos 100% da pauta, apenas o item que é remuneração que foi atendida na integralidade, mas conseguimos melhorar em 26% o piso salarial dos educadores e temos previsão de aumento ainda esse ano. Tudo isso contribuiu fortemente para que agente pudesse ter essa melhoria na qualidade de educação em MT”, completou.

Nas séries finais do ensino fundamental, o Estado de Mato Grosso saltou de 3,1 para 3,8 – o que representa uma melhora de 22,33%. Atrás dele está o Amazonas, que melhorou a nota 21,39%, subindo de 2,7 para 3,3. A média nacional ficou em 3,8 pontos.

O Brasil superou todas as metas na educação propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para serem alcançadas em 2007, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado no dia 11 do mês passado. As metas foram estipuladas pelo governo no ano passado e fazem parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

A avaliação foi criada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) levando em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho.

O objetivo do MEC é que todas as séries atinjam níveis educacionais de países desenvolvidos até a divulgação do índice em 2022: alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental devem sair de 3,8 para 6 pontos; estudantes do segundo ciclo do ensino fundamental devem saltar de 3,5 para 5,5 pontos e alunos do ensino médio devem subir de 3,4 para 5,2 pontos. A escala vai de 0 a 10.





Fonte: Rádio Educadora de Juína

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