Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 01 de Julho de 2008 às 09:15
Por: André Xavier

    Imprimir


Rondonópolis, MT – Fruto da convergência de forças em torno do ideal e do anseio da comunidade acadêmica do campus da UFMT, em Rondonópolis, e da população do Sul do Estado, a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) pode ser realidade já no final do próximo ano. A previsão foi manifestada pelo reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Paulo Speller, durante a solenidade de entrega do projeto da UFR ao governador Blairo Maggi, ocorrida na Câmara Municipal daquele município na tarde desta segunda-feira (30.06).

Ao receber o projeto, Maggi afirmou que esta é apenas uma fase vencida, uma etapa construída por muitas mãos e a proposta deve seguir para as esferas políticas e burocráticas para ser concretizada. Até chegar ao momento da conclusão do projeto ele precisou ser debatido nos conselhos da UFMT, que em maio último aprovou a proposta.

O governador observou ainda que o assunto não é desconhecido do ministro da Educação, Fernando Haddad, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Já tivemos a oportunidade de conversar com o ministro e o presidente sobre a criação da Universidade Federal de Rondonópolis, agora vai depender dos políticos e da união se forças para que ele seja encaminhado à Casa Civil da Presidência e depois ao Congresso Nacional para vermos ele aprovado”, frisou. Ele antecipou que o ministro já se mostrou simpático ao projeto e será um de seus defensores na esfera federal.

O reitor Paulo Speller revelou que já está autorizado pelo governador a agendar com o ministro, junto com a bancada federal e com a comunidade rondonopolitana, uma audiência para a apresentação do projeto. Paulo Speller afirmou também que o governador Blairo Maggi já deu mostras de que prioriza a Educação em todos os seus níveis e o seu empenho neste projeto em especial já significa 50% do caminho andado, daí o seu otimismo quanto à sua aprovação o mais rápido possível.

Participaram ainda da solenidade, a secretária estadual extraordinária de Políticas Educacionais, e integrante do conselho da UFMT que avaliou o projeto, professora Flávia Nogueira, o prefeito Adilton Sachetti, o deputado federal Wellington Fagundes, o senador Gilberto Goelner, entre outras autoridades.

TRAMITAÇÃO - O Conselho Diretor (CD) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovou por unanimidade no 27 de maio, o projeto de criação e implantação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). O projeto já havia sido aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) em meados de abril.

A relatora à época e secretária estadual, Flávia Nogueira de Lima destacou em seu parecer a ”legítima aspiração da sociedade”, o trabalho detalhado e bem fundamentado da comissão encarregada de elaborar a proposta de criação da UFR, a aprovação dos três segmentos da comunidade universitária – docentes, técnicos e estudantes - e o apoio político. "O trabalho traz o processo histórico sobre como aquela unidade passou a fazer parte da UFMT e como se consolidou ao longo do tempo", diz. "Além disso, a região apresenta mudanças econômicas e sociais que apontam para a necessidade de uma universidade autônoma e forte com cursos de graduação e de pós-graduação, com produção de pesquisa e extensão, no Sul de Mato Grosso", ressalta Flávia.

PERFIL – O Campus Universitário de Rondonópolis, futura estrutura da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) completou 32 anos dia 31 de março deste ano. Atualmente tem 15 cursos e mais de 2,5 mil alunos matriculados. No último vestibular ofereceu 701 vagas. Tem 178 docentes devendo ultrapassar os 200 com o concurso realizado este mês. Mais de 50% são mestres e doutores. Tem ainda cerca de 40 técnicos, devendo ingressar mais 13 no concurso que está em andamento.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/177535/visualizar/