Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 13 de Maio de 2008 às 20:05

    Imprimir


Partículas contidas em ar poluído podem causar coágulos sangüíneos nas pernas, a mesma moléstia potencialmente fatal conhecida como "síndrome da classe econômica" --causada pela imobilidade durante vôos longos--, disseram cientistas dos EUA.

Andrea Baccarelli, da Escola de Saúde Pública Harvard, e colegas disseram ter descoberto o elo ao examinar cerca de 2.000 pessoas que viviam no norte da Itália.

O grupo descobriu que o risco de trombose profunda das veias era 70% maior quando a concentração anual de matéria particulada --emitida por veículos e fábricas e composta de carbono, nitratos, metais e outros materiais-- era um quarto maior que os valores médios observados em Milão, maior cidade da região. Ali, o grupo mediu níveis de 40 a 50 microgramas por metro cúbico.

Testado em uma clínica, o sangue das pessoas com maior exposição a particulados também coagulava mais rápido, disseram os pesquisadores. O estudo foi publicado na revista "Annals of Internal Medicine".

Em um comentário na mesma edição da revista, Robert Brook, da Universidade do Michigan em Ann Arbor (Estados Unidos), disse que, se os novos achados forem comprovados por pesquisas posteriores, pode ser que "a real totalidade do ônus imposto à saúde pela poluição do ar, que já se sabe ser tremendo, seja ainda maior do que jamais se antecipou."





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/180714/visualizar/