Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 12 de Maio de 2008 às 23:59
Por: Simone Alves

    Imprimir


Os partidos políticos podem transformar a lentidão no trânsito e sucessivos recordes de acidentes e mortes no tema central da campanha eleitoral que ganha corpo em agosto com o início da veiculação da propaganda gratuita. O presidente do Departamento Estadual Trânsito (Detran), Teodoro Lopes, o Dóia, avalia que a discussão poder ser encarada como uma tendência, já que o cenário atual é de um grande número de acidentes com mortes em ruas, avenidas e rodovias não só de Mato Grosso.

Ele lembra que a responsabilidade de cuidar do trânsito é do município e que, por isso, essa tônica deve fazer parte dos debates. “O tema não pode ficar de fora dos debates. Considero que a discussão será muito importante, pois é visível que há a necessidade dos gestores e futuros gestores se especializarem no assunto. Os políticos também podem intermediar nas conversas com a população”, avalia Teodoro.

Ele afirma que o Detran tem feito a sua parte, que é tratar da educação no trânsito. Cita como exemplo o Programa de Educação no Trânsito (PET) que já começou em fase experimental em escolas de Cuiabá e Várzea Grande e parte agora para as escolas públicas do interior. Também destaca que há uma parceria entre a secretaria de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá, sob Elismar Bezerra, e diz que há inovação nos temas e palestras. Segundo o presidente do Detran, Elismar já esteve no órgão para demonstrar avanços nas ações de infra-estrutura e que já foi convidado para voltar ao Departamento.

Sobre as palestras, ele ressalta que há uma preocupação em aumentar o conhecimento de motoristas e passageiros sobre as consequências de um acidente. O ciclo de palestras “Trânsito e Mobilidade - Diálogos para a Transversalidade” é um exemplo de busca de mobilização para a prevenção de acidentes. As palestras foram elaboradas pela coordenadoria de Educação para o Trânsito depois que Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) apontou Mato Grosso está os Estados com os piores índices de acidentes e que no país, para cada morte, 19 ficam feridos e seis com sequelas. “Esta é a primeira vez que o tema central das palestras são as sequelas e não só as mortes de vítimas de acidentes. Estamos voltando uma atenção especial aos jovens. Não estamos falando só de números. Estamos mostrando as sequelas com especialistas que conhecem bem os riscos do desrespeito às leis do trânsito”, diz Teodoro. O ciclo de palestras já começou nesta segunda e encerra em 10 de junho.

Programação do cliclo de palestras

Capital

13/05 Cefet

14/05 Colégio Máster e Unic

15/05 Cin

16/05 UFMT

02/06 Liceu Cuiabano e Unic

03/06 Cefet e Univag

04/05 UFMT

Interior

Rondonópolis: 26/05 e 04/06

Tangará: 27/05 e 09/06

Sinop: 28/05 e 10/06

Cáceres: 29/05 e 06/06

Barra do Garças: 30/05 e 05/06





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/180780/visualizar/