Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 07 de Abril de 2008 às 09:06
Por: André Xavier

    Imprimir


O secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC), André Lázaro e o secretário Nacional do Esporte, do Ministério do Esporte, Júlio Filgueira reúnem-se com secretários e técnicos do Governo do Estado de Mato Grosso nesta quarta-feira (09.04) para apresentar dois programas federais voltados para o incentivo à Educação Integral nas escolas. A informação é da secretária Extraordinária de Apoio a Políticas Educacionais, Flávia de Barros Nogueira.

Segundo ela, o governo federal quer ações mais incisivas voltadas para a formação integral do aluno e para isso, os dois representantes estarão apresentando sugestões para a execução de programas a serem desenvolvidos no período em que o aluno estiver fora da sala de aula. “Nós já desenvolvemos alguns desses programas, mas a idéia e reforçar esta estratégia, em todos os municípios e principalmente nas escolas de periferia da região metropolitana, onde é extrema a vulnerabilidade social”, observa a secretária.

Ela explica que o primeiro programa a ser apresentado e o Mais Educação, uma forma de coordenar melhor as ações já desenvolvidas e ampliar o arco de abrangência dessas ações. O outro é o Saúde na Escola, calcado no desenvolvimento da prática de esportes e nos programas de promoção da cidadania. “Um dos exemplos de atividades extra-classe são as palestras sobre a prevenção da gravidez na adolescência, por exemplo”, destacou Flávia Nogueira.

A secretária classifica as propostas como instrumentos de formação integral e elementos importantes para evitar a evasão escolar e mudar o conceito de escola dissociada da vida social, de escola que oferece apenas o conteúdo didático normal e não abre perspectivas de conhecimento global.

Neste sentido, Flávia Nogueira informou que deverão participar da apresentação dos programas, os secretários de Educação, Ságuas Moraes e o de Saúde, Augustinho Moro, além de representantes das outras secretarias envolvidas na estratégia.

Interfaces – De acordo com a secretária, os programas federais em execução se relacionam diretamente com as respectivas pastas estaduais e municipais. Ao todo são 22 e alguns já são executados no Estado.

1 - Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT / Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec-MT)

Programas:

-Casa Brasil Inclusão Digital

-Centros e Museus da Ciência

-Centros Vocacionais Tecnológicos

2 - Ministério da Cultura – MinC / Secretaria de Estado de Cultura (Sec-MT)

Programas:

- Casas do Patrimônio

- Cineclube na Escola

- Cultura Viva

3 – Ministério da Educação – MEC / Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT)

Programas:

- COM - Vidas – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

- Educação em Direitos Humanos

- Educação Inclusiva: Direito à Diversidade

- Educar na Diversidade

- Escola Aberta

- Escola que Protege

- Juventude e Meio Ambiente

- Salas de Recursos Multifuncionais

4 – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS / Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs-MT)

Programas:

- Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS

- Programa Atenção Integral à Família – PAIF

- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

- Prójovem Adolescente

5 – Ministério do Esporte – ME / Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel-MT)

Programas:

- Esporte e Lazer na Cidade

- Segundo Tempo

6 – Ministério do Meio Ambiente – MMA / Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT)

Programas:

- Municípios Educadores Sustentáveis (MES)

- Sala Verde





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/182434/visualizar/