Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 03 de Abril de 2008 às 11:12

    Imprimir


A inovação em gestão escolar com foco na qualidade da aprendizagem, desenvolvida por municípios de todo o país, pode render prêmio e reconhecimento. Essa possibilidade está na segunda edição do Prêmio Inovação em Gestão Educacional, que vai distribuir este ano R$ 1 milhão entre os dez melhores projetos. As inscrições podem ser feitas até dia 18.

Desde 21 de fevereiro até esta quinta-feira, 3, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) recebeu 93 projetos. Da região Sudeste chegaram 39 (20 do estado de São Paulo); do Sul, 21 (dez do Paraná); do Nordeste, 13 (apenas Sergipe ainda não enviou); do Centro-Oeste, 11, distribuídos igualmente entre os estados, e do Norte, nove (cinco do Tocantins).

Promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o prêmio articula o reconhecimento público das boas práticas de gestão e sua divulgação no Banco de Experiências do Laboratório, na internet — nesse banco estão descritas as dez experiências premiadas na edição anterior do prêmio, em 2006.

Uma vez cadastrados no banco, os projetos premiados servirão de subsídio, referência e sugestão aos gestores municipais de todo o país. Cada uma das dez experiências selecionadas receberá R$ 100 mil, verba que está vinculada à qualificação do projeto e terá a aplicação monitorada pelo Ministério da Educação.

Temas — Na segunda edição do Prêmio Inovação, cada município pode participar com um projeto em um dos grupos temáticos — gestão pedagógica, gestão de pessoas, planejamento e gestão (democrática, infra-estrutura e financeira) e avaliação de resultados educacionais. Cada tema está vinculado a um grupo de diretrizes do compromisso Todos pela Educação, que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A preocupação central é a qualidade da aprendizagem.

Entre as etapas do processo de seleção dos projetos está prevista a visita dos avaliadores aos locais de desenvolvimento das experiências. O regulamento prevê a premiação de três projetos de gestão pedagógica, três de gestão de pessoas, dois de planejamento e gestão e dois de avaliação de resultados educacionais. Além do prêmio em dinheiro, o município receberá uma placa de participação e o dirigente municipal participará de um evento de formação promovido pela Unesco.

A entrega do prêmio está marcada para 19 de novembro. O regulamento, a ficha de inscrição, o calendário e todos os detalhes do prêmio estão na página eletrônica do Inep.





Fonte: MEC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/182678/visualizar/