Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 30 de Março de 2008 às 17:13

    Imprimir


Enquanto o poder público é acusado de negligenciar em medidas de combate ao desmatamento, a iniciativa privada está se movendo no sentido contrário. Um exemplo disso é a empresa Replantar Investimentos Agroflorestais Ltda, que promete investir US$ 10 milhões no reflorestamento de 120 mil hectares em Mato Grosso.

O recurso será dividido em 12 anos de plantação e deve contribuir para tirar Mato Grosso do foco de “grande vilão” do desmatamento. Além do histórico e elevado percentual de desmate, o Estado teve 19 municípios incluídos na lista suja dos maiores responsáveis pelo corte ilegal de madeiras na Amazônia. A relação foi elaborada e divulgada pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), no início deste ano. O governo do Estado contesta os dados e entregou um relatório com a versão de Mato Grosso para o governo federal.

A proposta da empresa, que tem sede em Cuiabá, é reflorestar 10 mil hectares por ano, em módulos mínimos de 25 hectares, com espaçamento de 10 x 2 metros. A idéia é fazer o reflorestamento em áreas degradadas, passando por ajuste do solo para o posterior plantio do eucalipto, obedecendo, conforme a empresa, o sistema agroflorestal, com 80% de clones e 20% de sementes.

Os investidores argumentam que Mato Grosso foi escolhido devido à sua disponibilidade de terras, solos profundos e adequados para reflorestamento. O estado também chama atenção por sua topografia plana e ondulada, o clima tropical, a grande demanda local por madeiras, a economia baseada na agricultura, pecuária e extrativismo vegetal e mineral, o escoamento por ferrovias, além do alto nível de radiação solar.

Também ressaltam a taxa interna de retorno da atividade, que varia 12% a 25% ao ano. Em geral, a atividade reflorestadora gera cerca de 2,5 milhões de empregos diretos e indiretos.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/182974/visualizar/