Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 24 de Março de 2008 às 11:26
Por: Itimara Figueiredo

    Imprimir


A Assembléia Legislativa vai analisar nos próximos dias o projeto de lei 134/08 que institui a criação do coral de Mato Grosso, de autoria do deputado Daltinho (PMDB). Objetivo é incentivar a prática no estado e garantir recursos para que o projeto seja mantido. “A idéia é criar uma lei para que os recursos sejam constantes já que o trabalho de canto coral é de longa maturação, e deve ser primoroso para honrar o título de Coral do Estado de Mato Grosso”, afirmou.

No projeto, o parlamentar relata as dificuldades enfrentadas pelo Núcleo Coral do Estado, criado em 2005 que, segundo o deputado, resultou num marco da história musical de Mato Grosso com os corais: infantil, juvenil, terceira idade, oficina coral, coro do Estado - 1º coro profissional de Mato Grosso, e Madrigal de Regentes - um grupo de estudos de regência.

“O encerramento de suas atividades deixou uma imensa lacuna na produção deste segmento artístico, além de interromper ou até mesmo retroceder o desenvolvimento técnico e artístico do Movimento Coral, estimulado pela criação do Núcleo Coral do Estado”.

O deputado lembra que mesmo com o apoio da lei estadual de incentivo a cultura, a descontinuidade de investimentos no setor dificulta a manutenção dos corais. Para se ter uma idéia, as apresentações previstas para depois do Carnaval não foram realizadas. “Esta descontinuidade de recursos quebra o ritmo do trabalho, provoca faltas e desistências dos componentes”.

Nos sete meses em que esteve em atividade, de junho a dezembro de 2005, o Núcleo Coral do Estado realizou mais de 35 apresentações, com um público de aproximadamente 20 mil pessoas. Foram apresentações didáticas realizadas em escolas públicas de ensinos Fundamental e Médio, orfanatos, entidades assistenciais e congêneres, concertos em praças públicas, como o Parque Mãe Bonifácia, que recebeu cerca de 5 mil pessoas e concertos em teatros e salas de concerto.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/183334/visualizar/