Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 20 de Março de 2008 às 14:47
Por: Andréia Fontes

    Imprimir


No Dia Mundial das Águas (22.03) Mato Grosso, mais uma vez, apresenta propostas e resultados positivos para conservação deste bem natural. Esta semana o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cehidro) publicou uma resolução (Resolução nº 16 de 13 de março de 2008) que institui a Rede Hidrológica Básica no Estado de Mato Grosso. Presidente do Conselho, o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Luís Henrique Daldegan destaca que o objetivo desta rede é conhecer o estado dos corpos d’água do Estado para melhor gerenciar os recursos hídricos.

Os dados sobre os corpos d’água servirão para alimentar o Sistema de Informação Hidrológica. A operacionalização da Rede Hidrológica consiste no monitoramento sistemático, contínuo e na divulgação de parâmetros qualitativos e quantitativos de estações de monitoramento localizadas em pontos representativos das principais sub-bacias do Estado.

Em princípio serão 40 pontos monitorados, em nove sub-bacias. Os critérios utilizados na escolha das estações de monitoramento que integram a Rede Hidrológica Básica são acessibilidade, representatividade na bacia, proximidade com os centros urbanos e uso e ocupação do solo.

A freqüência de coleta de amostras de água nas estações da Rede Hidrológica Básica devem ter um intervalo de tempo máximo de seis meses e as coletas devem ser realizadas, obrigatoriamente, uma na estação seca e a outra na estação chuvosa regional.

A Rede Hidrológica Básica tem como objetivo obter, de forma sistemática, os dados hidrológicos básicos, possibilitar o acompanhamento permanente das condições das principais bacias hidrográficas do Estado, disponibilizar dados sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos para o Sistema de Informações de Recursos Hídricos do Estado, possibilitar a realização de pesquisas, estudos e projetos, destinados ao controle e à utilização dos recursos hídricos, fornecer subsídios para o enquadramento dos corpos d’água do Estado em classes e fornecer subsídios para a implementação e atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos e Planos de Bacia Hidrográfica.

Serão monitorados dois parâmetros: o qualitativo e o quantitativo. No qualitativo serão levantados dados sobre a temperatura da água, a temperatura do ar, a cor verdadeira, a turbidez, os sólidos totais, resíduo não filtrável, sólidos totais dissolvidos, nitrato, nitrito, nitrogênio amoniacal total, fósforo total, ortofosfato, demanda bioquímica do oxigênio (DBO 5 dias a 20ºC), demanda química de oxigênio (DQO), oxigênio dissolvido, condutividade, cloreto total, sulfato total, pH, coliformes totais, Escherichia coli, dureza e alcalinidade total. Já o parâmetro quantitativo vai medir a vazão líquida.

Outros parâmetros poderão ser monitorados em função de especificidades regionais.

Ampliação da Rede Hidrológica - O Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), é responsável por implantar, operacionalizar e gerenciar a Rede Hidrológica Básica. Ele deverá, bienalmente, realizar a avaliação da Rede Hidrológica Básica para verificar a necessidade de ampliação e/ou adequação do número de estações de monitoramento, parâmetros analisados ou freqüência da coleta de amostras. Esta avaliação deverá ser submetida a apreciação da Plenária do Conselho.

Os pontos - Os pontos representativos das principais sub-bacias do Estado estão distribuídos da seguinte maneira: 7 Cuiabá, 6 Paraguai, 6 Juruena, 5 São Lourenço, 5 Mortes, 5 Teles Pires, 3 Araguaia, 2 Garças e 1 Guaporé.

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos tem como função homologar a Rede Hidrológica Básica e definir critérios quanto a localização dos pontos, freqüência de amostragem e tipo de parâmetros a serem analisados.





Fonte: Sema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/183473/visualizar/