Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 22 de Janeiro de 2008 às 16:30
Por: Theodora Malacrida

    Imprimir


Foi realizado na manhã desta segunda-feira, 21, no Gabinete do Prefeito Júlio César Davoli Ladeia, uma coletiva com toda a imprensa tangaraense sobre os preparativos para o Carnaval 2008 ´Folia e Paz na Terra dos Tangarás´ – Ano IV.

“Este ano, além de toda a segurança redobrada e o espaço modificado, teremos um diferencial, que é o tema de nosso carnaval 2008 que será ´O Centenário da Colonia Japonesa no Brasil´, tendo em vista que temos uma grande parte da população tangaraense formada por Japoneses e descendentes”, relata Ladeia.

De acordo com a Secretária de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços (Seicotur), Maria do Carmo Caparroz, esse é o primeiro carnaval em Tangará que terá um tema a ser seguido. Antes de se chegar a esse tema, várias reuniões foram realizadas com a colônia Japonesa em Tangará. “Fizemos algumas reuniões com a colônia Japonesa pedindo autorização para homenageá-los. Para nossa surpresa, fomos muito bem recebidos e estamos tendo total apoio de todos eles, inclusive a decoração da praça será feita com ajuda e a presença dos mesmos e as roupas do Rei Momo e da Rainha também terão motivos japoneses”, afirma.

Haverão quatro módulos de camarotes em locais diferenciados aos do ano anterior. Cada módulo será enfeitado de acordo com cada estação do ano, relembrando as cores utilizadas no Japão. Como não poderia ficar de fora, o samba enredo está sendo criado e composto pelo cantor e compositor Valmor Favetti (Favetinho) e por Moisés Bispo. “Foi nos dado esse tema e estamos estudando a cultura japonesa. Aliás, o samba enredo está praticamente no forno. Estamos dando alguns retoques finais e acredito que será bem bacana”, conta Favetinho.

Outra novidade para os cinco dias de folia na Praça dos Pioneiros é o detector de metais, que impedirá a entrada de qualquer objeto que possa colocar em risco a segurança dos foliões.

“Tenho certeza que esse será um dos melhores anos de folia em Tangará, pois o carnaval é a maior festa brasileira e o de Tangará é famoso em toda a região. Estamos preparados para receber a visita de foliões de outras cidades para nos prestigiarem. A segurança será feita por uma empresa terceirizada e estaremos cobrando uma taxa mínima de R$ 2 para entrada. O ano passado foi muito bom, mas estamos querendo melhorar sempre. Esse é nosso intuito”, finaliza ladeia.

UM POUCO DA HISTÓRIA - No começo do século XX, o Brasil precisava de mão-de-obra estrangeira para as lavouras de café, enquanto o Japão, passava por um período de grande crescimento populacional. A economia nipônica não conseguia gerar os empregos necessários para toda população, então, para suprir as necessidades de ambos países, foi selado um acordo imigratório entre os governos brasileiro e japonês.

Nos primeiros dez anos da imigração, aproximadamente quinze mil japoneses chegaram ao Brasil. Este número aumentou muito com o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Pesquisas indicam que de 1918 até 1940, aproximadamente 160 mil japoneses vieram morar em terras brasileiras. A maioria dos imigrantes preferiam o estado de São Paulo, pois nesta região já estavam formados bairros e até mesmo colônias com um grande número de japoneses. Porém, algumas famílias espalharam-se para outros cantos do Brasil como, por exemplo, agricultura no norte do Paraná, produção de borracha na Amazônia, plantações de pimenta no Pará, entre outras.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/189321/visualizar/