Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 16 de Janeiro de 2008 às 07:22
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


Prévia de resultado divulgada por cursinhos e acesso à internet desmobilizaram ida de aprovados à instituição. Ainda assim, alguns comemoravam.

Devido à divulgação instantânea do resultado final do Vestibular 2008 da UFMT pela internet, e ainda com a prévia das escolas e cursos pré-vestibulares, poucos candidatos às vagas da principal instituição de nível superior do Estado foram até o Centro Cultural do campus de Cuiabá conferir a lista dos aprovados. A instituição antecipou para ontem a data da divulgação do resultado, que conforme o edital do concurso aconteceria no dia 31 deste mês.

Mesmo com a pouca presença – ao contrário das escolas preparatórias para o vestibular, onde a tradicional festa dos calouros, com cortes de cabelo e tinta, acontecia -, ainda houve o contraste da alegria dos aprovados e a tristeza dos que não encontraram o nome na lista. Alguns também tiveram os rostos pintados e os cabelos cortados ou raspados, espécie de tradição entre os “calouros”.

A estudante Khadyge Dahroug, 22 anos, está entre os mais novos estudantes da UFMT. Ela, que já havia prestado vestibular para ciências contábeis na universidade, conquistou a 55ª vaga oferecida no curso de Agronomia. “Estou muito feliz e aliviada”, comentou. “É uma conquista. Felicidade integral”, acrescentou.

Já Wagner do Nascimento, 23 anos, foi um dos que teve a cabeça raspada. “Nessas horas vale até raspar a cabeça para comemorar”, disse. Ele prestou vestibular pela quarta vez e vai estudar Economia. “A gente já tinha uma prévia do resultado feito pelo cursinho, mas estou me sentindo muito feliz”, garantiu.

Meio decepcionado estava o estudante Ademário Almeida Marinho Júnior, 21. Ele prestou vestibular para Medicina, o curso mais concorrido da UFMT, e ficou em 43º lugar. “Entrei com recurso contra uma questão na segunda fase e estava esperando melhorar a pontuação”, disse. “Agora, vou aguardar a segunda chamada”, acrescentou. A segunda convocação está programada para acontecer até 7 de março.

De acordo com a coordenadora de Exames Vestibulares, Valéria Cerisara, entre a primeira e segunda fases foram impetrados 70 recursos, sendo que cinco tiveram alteração na pontuação. Participaram do processo seletivo 26.316 candidatos, concorrendo a 3.698 vagas, oferecidas nos campi de Cuiabá, Rondonópolis, Pontal do Araguaia e Sinop.

Os novos alunos da UFMT ingressam no primeiro e no segundo período acadêmico de 2008. A matrícula será no dia 18 de fevereiro. Os documentos necessários são certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar do ensino médio ou diploma de curso superior devidamente registrado. Informações sobre matrícula no 3615-8115.

CUIABÁ-VEST – O cursinho preparatório gratuito da prefeitura vem aumentando o número de aprovados no Vestibular da UFMT. Conforme a parcial apresentada até o início da noite de ontem, 161 estudantes haviam emplacado neste concurso. Dentre eles, uma senhor de 62 anos, Gilberto Cardoso da Rosa, passou em primeiro lugar para o curso de Filosofia. Outros alunos também foram aprovados para cursos com grande concorrência, como Medicina Veterinária, Enfermagem e Engenharia Sanitária. Neste último, a aprovada foi uma guia de turismo que não freqüentava o banco escolar há 27 anos.

No concurso de 2006, 46 estudantes do Cuiabá-Vest foram aprovados. Ano passado, o número subiu para 126. O resultado total de calouros da UFMT em 2008 será divulgado hoje à tarde pela prefeitura.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário