Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 28 de Dezembro de 2007 às 17:36
Por: João Mauel Mota

    Imprimir


A Coordenação de Patrimônio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) está em fase de preparação das ações a serem desenvolvidas em 2008. O setor fecha o ano de 2007 com 11 tombamentos realizados e, para o próximo ano, está prevista a realização de um inventário do patrimônio imaterial do Estado em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O projeto piloto será realizado em Vila Bela da Santíssima Trindade juntamente com o Fórum Municipal de Entidades Negras da cidade.

Segundo a coordenadora do setor, Maria Antúlia Leventi, é fundamental a parceria com a entidade pertencente ao município de Vila Bela, pois o Fórum já dispõe de dados que auxiliarão os pesquisadores, além de facilitar o contato com a comunidade. ”Os próximos passos para a efetivação desse projeto, seria a consolidação de parcerias com entidades acadêmicas que realizaram, realizam ou planejam realizar pesquisas nesse sentido. Assim buscaremos abranger todo o Estado” afirmou Maria Antúlia.

REVITALIZAÇÃO

Em 2007, a SEC deu andamento ao Programa de Revitalização e Recuperação do Patrimônio Histórico e apoiou a realização de obras como os Postos Telegráficos de Porto Esperidião, Pontes e Lacerda que foram inaugurados em agosto. Obras de prédios importantes de Mato-grosso tiveram significativo avanço, como por exemplo, o Cine-Teatro que está em fase de acabamento e deve ser entregue no primeiro semestre de 2008. Desde a criação do Programa, foram investidos cerca de R$ 20 milhões na recuperação de Bens tombados.

No início deste mês, a Igreja Bom Jesus da Piúva e a casa histórica dos irmãos Silvina e Euclides da Silva Taques foram entregues a comunidade. Dois cômodos da residência do casal serão utilizados como Espaço Cultural. Em Santo Afonso, a réplica do Posto Telegráfico construído pela Comissão Rondon por volta de 1912 foi inaugurada ainda em dezembro e o novo prédio abrigará a Biblioteca Municipal e a agência dos Correios.

Para o secretário João Carlos Vicente Ferreira, o programa é umas das principais ações do Governo do Estado pois potencializa os prédios históricos para serem utilizados pela sociedade. “A maioria dos bens revitalizados são aparelhos culturais que sediam o desenvolvimento de ações dos diversos seguimentos artísticos e culturais”, lembrou.

TOMBAMENTOS

Nove imóveis situados no interior do Estado foram tombados, dentre eles, a Fazenda Jacobina em Cáceres, o Complexo de Cachoeiras da Martinha em Chapada dos Guimarães e o Centro Histórico de Poxoréu. Em Cuiabá, o Conjunto arquitetônico do 2º Distrito Dom Pedro II, no Porto e o pavilhão de comando, guaritas e jardim de acesso do 44º Batalhão de Infantaria Motorizada – Batalhão Laguna – também passaram a integrar a lista do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico.





Fonte: Assessoria SEC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/192504/visualizar/