Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 14 de Dezembro de 2007 às 16:53
Por: Sílvia Devaux

    Imprimir


O Programa Agrinho premiou, nesta sexta-feira (14.12), pelo quarto ano consecutivo, 21 dos mais de 900 trabalhos, voltados ao tema Trabalho e Consumo, desenvolvidos em 1.500 escolas públicas estaduais e municipais de 102 municípios do interior de Mato Grosso. Os prêmios foram entregues durante um almoço, no Centro de Eventos do Serviço de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) ‘Cenarium Rural’, com a presença de pelo menos dois mil participantes.

Mais de 380 mil estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de 21.527 professores, participaram do Agrinho 2007. O programa, desenvolvido pelo Senar-MT com apoio do Governo do Estado, micro e pequenas empresas, e outros parceiros, busca ajudar o aluno a enfrentar o mundo como cidadão participativo, reflexivo, autônomo e conhecedor dos seus direitos e deveres.

Para o secretário de Estado de Educação, Saguás de Moraes, a iniciativa do Senar contribui para que o professor tenha um outro olhar para a Educação, além de acelerar o desenvolvimento do temas transversais. “Historicamente a Educação sempre defendeu alguns temas, como saúde, meio ambiente, consumo, cidadania, que deveriam ser tratados nas escolas, mas as escolas teve dificuldade. Cada professor da disciplina acaba absorvido pelo trabalho da sua área”, completou.

“Com o Programa Agrinho levamos atividade para a formação do cidadão, com ações transversais que complementam o currículo da escola. É formar cidadãos que saibam viver e fazer o bem para a sociedade”, disse o presidente do Senar-MT, Normando Corral, adiantando que o programa será ampliado a partir do próximo ano com a meta de se estender para pelo menos 140 municípios do Estado.

PREMIAÇÃO - Os 15 alunos premiados ganharam uma bicicleta, cada um, e ainda, conforme a colocação na categoria participante, computadores, mini sistem, MP3 e jogos pedagógicos. Eles concorreram em três categorias, sendo Desenho para a Educação Infantil e Redação 1ª a 4ª séries e Redação 5ª a 8ª. Os professores que orientaram esses estudantes ganharam como prêmio estímulo TVs e DVDs.

A estudante da 8ª série da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, de Sinop (500km ao Norte de Cuiabá), Patrícia Oliveira, segunda colocada da categoria Redação 5ª a 8ª, disse que só a oportunidade em participar já foi válida. A jovem contou que até então a escola não havia desenvolvido qualquer conscientização sobre o tema. Tanto a instituição quanto o município participaram pela primeira vez do Agrinho.

Nessa edição, o programa premiou seis professores pelas melhores experiências pedagógicas graças ao trabalho desenvolvido com a turma. Entre a premiação para a categoria ‘Experiência Pedagógica’, uma moto 125 cilindradas para o primeiro lugar; um notebook ao segundo; uma filmadora ao terceiro, uma câmera digital ao quarto e ao quinto, uma TV e um DVD.

A professora da 4ª série da E. E. Nossa Senhora de Fátima, de Araputanga (345km a Oeste da Capital), Neusa Nardeli, 50 anos sendo 25 anos de profissão, avaliou a iniciativa como um incentivo à melhoria da prática pedagógica. Ela ficou com o quinto lugar pelo trabalho “Consumo de Alimentos” que destacou o erro da automedicação, Código de Defesa do Consumidor e, também, a importância da alimentação saudável.

A solenidade de entrega contou também com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich; deputado federal Homero Pereira; coordenadora do programa, Dalvina Almeida Rios; representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), sindicatos rurais, prefeituras, Banco do Brasil, entre outros parceiros do programa.

A relação dos ganhadores pode ser conferida no site do Senar: www.senarmt.org.br





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/194235/visualizar/