Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 10 de Dezembro de 2007 às 09:10

    Imprimir


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, brincou com seu colega Luiz Inácio Lula da Silva, ao afirmar que o governante brasileiro "tem muito dinheiro" e é "o xeque do Amazonas", graças à descoberta de reservas petrolíferas "gigantescas".

Chávez fez estes comentários durante a assinatura da ata de fundação do Banco do Sul, em Buenos Aires.

Em seu discurso, o governante venezuelano ressaltou os bilhões de dólares que os bancos centrais dos países sul-americanos têm e que em sua opinião deveriam ser voltados para a nova entidade regional.

Após calcular que as reservas monetárias do Brasil chegam a cerca de US$ 200 bilhões, brincou que Lula "tem muito dinheiro", o que o presidente brasileiro respondeu com um sorriso.

Chávez destacou que o Brasil "acaba de encontrar reservas petrolíferas gigantescas" graças à Petrobras, que "investiu muito" na busca por novas jazidas de hidrocarbonetos.

Lula "é o xeque do Amazonas", assinalou Chávez, antes de lamentar que o afundamento "de uma plataforma" de prospecção no mar fez com que a Petrobras sofresse "um atraso de 10 anos" na busca por novas jazidas.

O presidente da Venezuela, que tem as maiores reservas de hidrocarbonetos da América do Sul, defendeu ainda a "integração energética" da região.

Chávez concordou com seu colega do Equador, Rafael Correa, em que é preciso repatriar "o dinheiro que é dos povos" sul-americanos, em referência aos fundos públicos colocados "nos bancos do norte".

O Banco do Sul "era impensável há dez anos" e "faz parte do conjunto de idéias de independência" que a região "tinha há 200 anos", afirmou.





Fonte: Da Redação/AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/194884/visualizar/