Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 03 de Dezembro de 2007 às 20:09

    Imprimir


Dados divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Distrito Federal é a unidade do Brasil onde as pessoas vivem mais. Na capital federal, a expectativa de vida dos homens é de 72 anos, e das mulheres, 78.

Os idosos têm explicação para isso. “Eu me sinto bem na cidade, tenho tranqüilidade e paz, que, infelizmente, em outras capitais a gente não encontra”, diz o advogado Messias Casimiro.

“Vou fazer 65 anos. Aqui eu posso fazer a minha caminhada, ainda tem lugar gostoso para se andar. Eu acho isso muito importante. Já tem quatro anos que estou morando em Brasília e não penso em mudar, estou bem aqui”, fala a advogada Vera Ribeiro. O prefessor Almir Verçosa concorda. “Bom de viver é onde a gente tem um pouco mais de tranqüilidade. Eu gosto dessa cidade, tenho uma paixão por Brasília”.

A taxa de mortalidade infantil caiu no Distrito Federal. No ano passado, em cada mil nascimentos registrados, 172 bebês faleceram. Em Alagoas, em cada grupo de mil nascidos, 516 não completaram o primeiro ano de vida.

A pesquisa revela ainda um dado negativo do DF. O número de mortes de homens entre 20 a 24 anos aumentou quase seis vezes desde os anos 80. Foi o maior crescimento de mortes entre jovens do Brasil. Só perde para o Amapá.

“Esse dado estava restrito aos grandes centros, onde tinham uma população de 3 milhões. Mas hoje Brasília já tem uma população de 2,5 milhões. Então, isso faz com que no Distrito Federal ocorram todas essas mazelas que existiam nas cidades maiores”, explica o chefe do IBGE/DF, Walker Moura.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/195796/visualizar/