Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 19 de Maio de 2013 às 12:07
Por: Mariana Palma

    Imprimir


 
Luana perdeu 20 kg com incentivo da mãe (Foto: Arquivo pessoal)Luana perdeu 20 kg com incentivo da mãe
(Foto: Arquivo pessoal/Luana Fernandes)

Sermão de mãe resolve tudo. Para a publicitária Luana de Godoy Fernandes, o puxão de orelha materno foi fundamental para ajudá-la a sair do quadro de obesidade que enfrentava há cerca de 3 anos.

“Tinha quase 100 kg. Na época, estava num emprego que não gostava, num namoro que não valia a pena e minha mãe foi diagnosticada com câncer de mama, então fiquei deprimida”, lembra a paulista de 25 anos, de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Mesmo com o tratamento e sessões de quimioterapia, a mãe de Luana, Gislayne, continuou a viver sua vida. “Ela não se abalava, fazia aulas de dança e saía. Estava aproveitando a vida enquanto eu, com 25 anos, ficava em casa”, lembra a publicitária. No meio de 2012, vendo a filha naquela situação, Gislayne resolveu chamá-la para conversar. “Minha mãe disse que não aguentava mais me ver daquele jeito, que eu estava usando a desculpa de me preocupar com ela para não me preocupar comigo e isso não estava ajudando em nada. Ela falou que eu não poderia fazer o tratamento por ela, mas poderia fazer algo por mim que a deixaria mais feliz”, conta.

Ela descobriu a paixão pelo patins e acredita que encontrar o prazer em algum esporte é uma dica importante para perder peso; fotos mostram antes e depois (Foto: Arquivo pessoal)Ela descobriu a paixão pelo patins e acredita que encontrar o prazer em algum esporte é uma dica importante para perder peso; fotos mostram antes e depois (Foto: Arquivo pessoal/Luana Fernandes)

Luana ouviu o que Gislayne disse, mas não se importou muito naquele momento. Com o passar do tempo, ela começou a pensar cada vez mais na conversa que teve com a mãe e decidiu pesquisar sobre estilo de vida saudável. “Já acompanhava um blog de emagrecimento e fui procurar livros também, queria me conhecer melhor e entender por que eu precisava perder peso, o quanto aquilo era importante para mim”, diz.

A publicitária já tinha tentado emagrecer com remédio, mas o resultado não foi o esperado. “O endocrinologista me passou essa fórmula e perdi 30 kg, mas passava muito mal. Quando parei de tomar, achei que ficaria magra para sempre, mas me tornei compulsiva e engordei tudo de novo”, lembra. Frustrada com a experiência, daquela vez, ela decidiu que emagreceria do jeito saudável.

“No começo, eu era bem radical e falava ‘não’ para tudo, não comia uma bala fora do planejado”, lembra Luana. A paulista, que tinha o hábito de comer fast food e doces, teve que adaptar seu cardápio às refeições da família e, caso a mãe fizesse uma carne assada com batata, ela ia para a cozinha e preparava seu filé de frango grelhado.

"O patins foi a melhor coisa que me aconteceu", avalia Luana (Foto: Arquivo pessoal)"Os patins foram a melhor coisa que me aconteceu",
avalia Luana (Foto:Arquivo pessoal/Luana Fernandes)

“Troquei fritos por grelhados, aprendi a fazer sucos naturais, comecei a comer alimentos integrais e me forcei a gostar de legumes, verduras e salada, que eu não tinha o hábito de comer”, conta. Além disso, ela incluiu frutas no seu dia a dia, passou a beber muita água e a comer de 3 em 3 horas.

Para ajudar, Luana começou a levar a academia mais a sério. “Desde julho, quando comecei a mudar meus hábitos, não parei de malhar. Além disso, comecei a andar de patins com um amigo meu e isso também me ajudou a emagrecer bastante”, conta.

Ela acredita que descobrir um esporte que traga prazer é a principal dica para quem quer se manter na atividade física. “Os patins foram a melhor coisa que me aconteceu, tem que investir no que te faz feliz”, recomenda.

Em relação à alimentação, Luana diz que a principal dica é aprender a dizer ‘não’. “Toda vez que você for comer algo errado, tem que lembrar o quanto aquilo é importante, se vale a pena”, sugere. Hoje em dia, já acostumada com uma dieta saudável, ela avalia todos os benefícios que teve por causa de sua mudança de atitude. “Eu era muito fechada, não conversava com ninguém e, quando me chamavam para sair, não ia porque achava que iam tirar fotos e postar na internet”, lembra.

Com 20 kg a menos, ela mantém um blogonde ajuda outras pessoas a perder peso e diz que conquistou mais amigos e resolveu problemas na sua vida profissional e também amorosa. “Minha vida mudou completamente, fiquei mais confiante. Antes, eu achava que dependia dos outros para ser feliz, mas hoje eu vejo que dependo de mim”, analisa.

Luana reconhece que ainda precisa perder peso, mas conta que seu maior foco agora é a saúde. “Estou com 80 kg e quero chegar aos 75 kg, mas o peso é o que menos me incomoda. Perdi medidas, mas meu peso continuou o mesmo”, diz. "Estou mais feliz, mais disposta e minha mãe está 100% curada", finaliza, satisfeita. 

"Estou mais feliz, mais disposta e minha mãe está 100% curada", diz Luana, satisfeita (Foto: Arquivo pessoal)"Estou mais feliz, mais disposta e minha mãe está 100% curada", diz Luana, satisfeita (Foto: Arquivo pessoal/Luana Fernandes)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/19736/visualizar/