Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 22 de Novembro de 2007 às 13:55
Por: André Xavier

    Imprimir


O Estado de Mato Grosso é referência em políticas de qualificação profissional de docentes de suas universidades (mestrado e doutorado). A afirmação foi feita na manhã desta quinta-feira (22.11) pelo reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Taisir Mahmudo Karim na abertura do 41º Fórum Nacional de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais que se realiza até esta sexta-feira (23), no hotel Deville, em Cuiabá, centrado na temática: “Qualificação Docente para a Universidade do Futuro”.

De acordo com Karim, que pela primeira vez é anfitrião do fórum, isso se deve ao estreitamento e sintonia entre a Unemat e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), amparadas pela determinação política do Governo do Estado em intensificar este trabalho por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. “Essa parceria das duas instituições tem permitido a agilização e maior abrangência dos cursos de qualificação resultando num maior número de profissionais qualificados”, ressaltou o reitor.

Taisir Karim observou ainda que, além disso, outro fator de destaque é a validação da qualidade dos cursos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superor (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC). O presidente da Fapemat, Antônio Carlos Camacho assinalou a importância dos seis centros de pesquisa instalados, financiados pela instituição. “Tanto a estrutura física quanto os equipamentos desses centros foram financiados pela Fapemat”, frisou Camacho.

A informação teve o aval do presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e presidente do Fórum, Luiz Antonio Arantes, reitor da Universidfade Estadual de Goiás. O programa de Ensino Superior Indígena será um dos que serão apresentados por Mato Grosso como experiência inédita no Brasil. Segundo Taisir Karim, ele já atendeu e atende mais de 200 índios, que já se capacitaram para a qualificação no Ensino Superior, proposta que em breve deverá ser implementada.

Na abertura do evento, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Francisco Tarquínio Daltro (Chico Daltro) saudou os presentes em nome do governador Blairo Maggi e reafirmou o fortalecimento da pesquisa na busca por um ensino superior cada vez melhor. “É meta do governo do Estado a busca por uma melhor qualificação em direção à universidade do futuro e tenho certeza de que este anseio se soma a cada uma das universidades estaduais nessa empreitada”, enfatizou o secretário.

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que promove o evento com o apoio da Unemat congrega atualmente 46 Instituições de Ensino Superior em 20 Estados brasileiros, em um universo de 730 mil alunos, ou aproximadamente 60% dos alunos de universidades públicas do país.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/197398/visualizar/