Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 15 de Novembro de 2007 às 17:40

    Imprimir


Pryscila Machado de Castro, 17 anos, aluna do 3º Ano da Escola Estadual “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, no município de Vera (458 km ao Norte de Cuiabá), é a representante de Mato Grosso escolhida pelo programa Parlamento Jovem 2007, realizado pela Câmara Federal.

De 19 a 23 de novembro, em Brasília, Pryscila e mais 77 jovens que cursam o último ano do Ensino Médio em 27 Estados Brasileiros vão apresentar seus projetos e desenvolver atividades como deputados federais, com a missão de convencer os colegas a aprovarem suas propostas.

E, assim como é praxe no dia-a-dia do legislativo real, serão eleitos líderes e os membros que irão compor a mesa diretora, responsável pela condução dos trabalhos. A representante de Mato Grosso tem grande chance de conseguir umas dessas posições de destaque.

É que de acordo com a coordenadora pedagógica da Escola, Rosângela dos Santos da Silva, a estudante mato-grossense é uma líder nata. “Ela divide o conhecimento com os colegas, tem consciência plena do que é ser aluno e atua ativamente na comunidade. Já estamos sentidos de ser o último ano de Pryscila em nossa escola”, reforça a coordenadora.

A boa performance educacional de Pryscila é notada desde 2006, quando foi selecionada Jovem Embaixadora de Mato Grosso e passou 20 dias nos Estados Unidos, uma iniciativa daquele País que seleciona estudantes de escolas públicas do Brasil.

A opinião da escola é confirmada na casa de Pryscila. O pai, Paulo César de Castro, professor de Espanhol, conta que a filha única é um orgulho para a família. “Foi uma surpresa a seleção de Pryscila para o programa Jovem Parlamentar, estamos muito felizes”, conta, ansioso para embarcar a filha no domingo (18.11) à tarde para Brasília.

Locutora voluntária na Rádio Comunitária de Vera, catequista da Igreja, participante do Rotary Club desde os dez anos de idade. É um pouco da atuação comunitária da estudante Pryscila, fato determinante para sua escolha como Jovem Embaixadora e agora Jovem Parlamentar.

A influência positiva na vida de Pryscila vem dos pais, amigos, escola e igreja. “Minha família sempre incentivou para os estudos, a atuar na comunidade, a crescer na vida. Quanto aos amigos, sempre procuro conviver com pessoas com objetivos comuns aos meus”, ensina a jovem.

A determinação em ajudar os mais necessitados influencia na opção de carreira de Pryscila. “Vou fazer Enfermagem, Farmácia/Bioquímica ou Odontologia. Adorarei ajudar quem está precisando de ajuda”, relata a aluna. A professora de Inglês, Marlene Machado de Castro, mãe de Pryscila, foi determinante para o crescimento intelectual da estudante. “Minha mãe fez curso superior e pós-gradução depois que eu nasci, é uma lutadora”, elogia a Jovem Parlamentar.

O PROJETO

O projeto elaborado por Pryscila, a ser defendido na Câmara Federal, prevê a criação de e implantação de um programa de reciclagem de papel nas escolas, abrangendo instituições municipais, estaduais e particulares do Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil.

A estudante justifica o projeto. “Com essa mudança de atitude nas escolas em reciclar o papel e não mais o jogar na natureza, é possível também mudar a atitude das famílias desses alunos, porque estarão diariamente ouvindo sobre o assunto e seu desenvolvimento, além do que esse aluno poderá leva para a escola os papéis que sobram em sua casa”, disse Pryscila.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/198289/visualizar/