Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Copa 2014
Quinta - 16 de Maio de 2013 às 09:45

    Imprimir


Uma reunião de emergência com representantes do Comitê Organizado Local (COL), Fifa, Corinthians e Odebrecht na tarde desta quarta-feira encerrou a polêmica sobre a sede da abertura da Copa do Mundo de 2014: a construtora e o clube garantiram a entrega do estádio de Itaquera no dia 31 de dezembro deste ano, o que mantém São Paulo como palco da partida inaugural.

O problema envolvia a instalação dos 20 mil assentos temporários, que deixarão a Arena Corinthians com a capacidade para 68 mil torcedores - como exige a Fifa. A entidade pedia a entrega do estádio até dezembro, mas o clube trabalhava com a ideia de concluir até o fim do ano somente a arena para 48 mil pessoas. A estrutura temporária só seria feita em 2014, o que gerou o impasse com os organizadores da Copa. Agora, a promessa é que tudo - incluindo as 20 mil cadeiras - estará pronto até o último dia de 2013.

A polêmica aumentou com o desembarque do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, no Brasil nesta semana. Na terça, durante visita às obras de Brasília, o francês afirmou que a entidade poderia mudar as sedes da Copa até o dia 1º de agosto, data marcada para o início da venda de ingressos. Em resposta, o Corinthians afirmou que os organizadores poderiam "ficar à vontade" para trocar o local de abertura. Nesta quarta, no Maracanã, Valcke mudou o tom e garantiu a presença de São Paulo no Mundial.

Depois da vistoria ao estádio carioca, Valcke, o ex-atacante Ronaldo (membro do conselho de administração do COL), Ricardo Trade (CEO do COL), Benedicto Junior (presidente da Odebrecht) e Andrés Sanches (ex-presidente do Corinthians e responsável pela obra da arena) fizeram uma reunião na sede do comitê, no Rio de Janeiro, para resolver a questão. Benedicto e Andrés viajaram à cidade de helicóptero.

- Estou muito satisfeito pelo fato de termos conseguido reunir tão rapidamente todos os envolvidos. É melhor conversar cara a cara do que através da imprensa. São Paulo é um exemplo para todas as outras cidades da Copa do Mundo. Ela é uma liderança e está mostrando o caminho. E onde está organizando congressos e é a cidade que vai receber o jogo de abertura. Então concordamos que em dezembro de 2013 o estádio precisa estar concluído. É claro que pode acontecer de ter ainda algum trabalho no entorno do estádio para serem concluídos em janeiro ou fevereiro. Mas a estrutura do estádio, o que precisamos pronto para a Copa do Mundo, estará pronto em dezembro - disse Valcke após o encontro.

O Corinthians chegou a alegar que o próprio francês havia dado um prazo maior ao clube para finalizar a construção (fevereiro de 2014), pois a obra do estádio de Itaquera começou depois das outras arenas da Copa. Depois da reunião, Andrés Sanches também garantiu a entrega do palco da abertura do Mundial no último dia deste ano:

- Foi excelente. Houve um desencontro de informações. Precisamos reconhecer quando há um exagero de um lado ou do outro. O estádio estará pronto no dia 31 de dezembro, com certeza. Não há mais discussão sobre isso. O Corinthians sabe de sua responsabilidade, a cidade de São Paulo sabe de sua responsabilidade, e foi prometido hoje aqui para a Fifa que o prazo será cumprido. Todos os prazos que a Fifa exigiu serão cumpridos.

De acordo com Andrés, a maior preocupação é a instalação dos 20 mil assentos temporários. Responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo, essa parte extra será bancada pela Ambev, que ainda busca outros parceiros para o financiamento.

- Esse é um dos grandes entraves. Mas estamos fazendo uma ação, e assim que o governo e a Ambev fecharem com as empresas responsáveis pelas estruturas provisórias, vamos trabalhar em conjunto para entregar o mais rápido o possível. Tenho certeza que vai dar tudo certo - afirmou o ex-presidente corintiano.

O representante da Odebrecht revelou ainda que os responsáveis pela obra dão como certa a liberação do empréstimo de R$ 400 milhões da linha de crédito do BNDES. Por causa do impasse, o Corinthians chegou a ameaçar parar a construção em abril.

O encontro nesta quarta foi o primeiro de Valcke com Andrés para conversar sobre a Arena Corinthians. Segundo o francês, a conversa foi positiva:

- Não vou dizer que estamos apaixonados, pois ainda é um pouco cedo (risos). Ainda restam coisas importantes para serem entregues, mas nós gostamos, e os dois têm o mesmo objetivo: o sucesso da Copa do Mundo no Brasil. A Arena Corinthians é mais do que um simples estádio, é toda uma nova região na cidade de São Paulo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/20061/visualizar/