Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 22 de Outubro de 2007 às 20:57

    Imprimir


Kiev, 22 out (EFE).- O secretário de Defesa americano, Robert Gates, criticou hoje a falta de compromisso da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão, durante uma reunião de ministros da Defesa dos Estados do Leste Europeu.

"Não me alegra que uma aliança cujos membros contam com mais de 2 milhões de soldados não possa alocar os modestos recursos com que se comprometeu no Afeganistão", disse Gates em Kiev.

Gates antecipou que comunicará sua postura aos membros da aliança durante a reunião de ministros da Defesa na próxima semana.

O ministro da Defesa ucraniano, Anatoli Hritsenko, se reuniu com Gates e assegurou que a Ucrânia não enviará unidades militares para a operação da Otan no Afeganistão.

A Ucrânia, que participou ativamente no Iraque nos últimos anos, conta atualmente com um oficial e dois médicos no Afeganistão.

Apesar de Gates ter solicitado aos países da região que contribuam com a operação no Afeganistão, só a Eslováquia respondeu.

O chefe do Pentágono abordou ainda a instalação do escudo antimísseis americano no Leste Europa com o presidente ucraniano, Viktor Yushchenko.

O presidente se manifestou desde o início a favor da instalação de uma base de mísseis interceptores na Polônia e de uma estação de radar na República Tcheca. Mas a vizinha Rússia considera esses planos como uma "ameaça direta" para sua segurança.

Gates e Yushchenko também trataram da cooperação militar bilateral. A Ucrânia conta com o apoio americano em suas aspirações de entrar na Otan.

Os EUA participarão da construção de um centro de operações de paz e segurança na região ucraniana de Lvov.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/201927/visualizar/