Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 20 de Setembro de 2007 às 19:50

    Imprimir


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, advertiu nesta quinta-feira a Coréia do Norte sobre o risco de proporcionar informação sobre armas nucleares à Síria, destacando que as negociações com Pyongyang só terão sucesso se os norte-coreanos cumprirem com seus compromissos.

"Esperamos que cumpram com seu compromisso de renunciar às armas e aos programas armamentistas (...) e que detenham a proliferação" de armas, disse o presidente em entrevista na Casa Branca.

Em um acordo fechado em fevereiro passado entre negociadores de seis países, a Coréia do Norte aceitou desmantelar seu programa e instalações nucleares em troca de concessões diplomáticas, energia e outros tipos de auxílio.

Uma segunda rodada de negociações, prevista para a quarta-feira passada, foi adiada após a divulgação de um relatório que acusa Pyongyang de ajudar Damasco a desenvolver armas nucleares.

A Coréia do Norte rejeitou a acusação e a Síria classificou o relatório de "mentira" americana.

Bush se negou a comentar diretamente o relatório, mas assinalou que o "conceito de proliferação é tão importante como suspender os programas e as armas".





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/206442/visualizar/