Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 17 de Setembro de 2007 às 18:21
Por: ANDRÉIA CRUZ

    Imprimir


O Museu de Pré-História - Casa Dom Aquino oferecerá curso de cerâmica arqueológica e oficina de papel reciclado nos dias 22 e 23 de setembro. A programação faz da "Primavera dos Museus", evento promovido pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em Mato Grosso, a programação é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio do museu de Pré-história – Casa Dom Aquino, em parceria com Instituto de Populações Tradicionais (ECOSS). Além dos cursos, o museu oferecerá uma extensa programação, entre exposições, visitas guiadas e apresentações culturais.

No curso de cerâmica serão reconstituídos vasilhames arqueológicos através de análises de fragmentos cerâmicos provenientes do sítio arqueológico Culuene I, situado nas cabeceiras do Xingu. O curso será ministrado por ceramistas da cidade de General Carneiro, próximo de Barra do Graças. As técnicas de reciclagem de papel e confecção de cestas, mural e outros objetos serão ensinados pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Grande, que fará a doação do material. As inscrições são gratuitas.

Os participantes da Primavera dos Museus participarão ainda de um bate-papo sobre "Meio Ambiente: Museu, Memória e Vida", com a coordenadora de Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado de Cultura, Maria Antúlia Leventi. Assistirão um documentário sobre aquecimento global, conhecerão as peças expostas no museu e visitarão as margens do rio Cuiabá para verem de perto as conseqüências da poluição dos recursos hídricos. A Casa Dom Aquino estará aberta a todos os visitantes durante os dois dias de evento.

As inscrições para participar da Primavera dos Museus podem ser feitas pelo telefone: 3613-9222

Programação:

Dia 22

08:00 Abertura da Primavera dos Museus;

08h30 – Bate-papo sobre Meio Ambiente: Museu, Memória e Vida";

09:00 Curso de Cerâmica;

10h30: Visita as margens do rio Cuiabá;

14:00 Oficina de papel reciclado e Curso de cerâmica;

17:00 Encerramento com apresentações culturais.

Dia 23

08:30: Documentário sobre Aquecimento Global,

09:00 Curso de Cerâmica;

10h30: Visita as margens do rio Cuiabá;

14:00 Oficina de papel reciclado e Curso de cerâmica;

17:00 Encerramento com apresentações culturais.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/206827/visualizar/