Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 14 de Setembro de 2007 às 18:01

    Imprimir


A partir deste sábado e durante os próximos nove dias, Cáceres será a capital do turismo de Mato Grosso. A cidade bicentenária encravada as margens do Rio Paraguai, na principal porta de entrada do pantanal norte, sedia até o próximo dia 23 o 28º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIP 2007). O FIP é o maior torneio de pesca embarcada em água doce do mundo e há mais de dez anos figura no livro dos recordes com esta marca.

Durante nove dias serão apresentados 22 shows artísticos, culturais e musicais, inteiramente gratuitos. A programação ainda prevê torneios esportivos com destaque para as tradicionais provas de pesca embarcada e pesca infantil que há 28 anos reúne milhares de pessoas às margens do Rio Paraguai.

Outra grande atração do FIP será a corrida e a pesca de canoa que incluiu e resgata o pescador tradicional local. Dentro da programação esportiva estão previstos torneios de vôlei de praia, handebol de praia e o futebol de areia. Quem não pesca ou participa das competições esportivas, tem a oportunidade de fazer atividades de lazer e recreação como os torneios de truco e bozó.

Como ocorre tradicionalmente, o Festival terá feira náutica, feira de artesanato, exposições artísticas, parque de diversões e uma área de alimentação completa com dezenas de tendas que comercializarão basicamente comida típica regional. Conhecido por ser um evento completo, por isso é o maior do calendário turístico do Estado, o FIP também abre espaço para shows de vários gêneros como o gospel que é uma tradição no Festival.

Com forte apelo ecológico, o Festival que inclusive teve a grafia esportiva incluída no nome do evento, prevê várias oficinas, cujo público alvo são as crianças. Nestas oficinas, técnicos do Ibama, Sema e da Prefeitura de Cáceres vão procurar conscientizar os futuros pescadores para a necessidade da preservação do meio ambiente.

Outra atração imperdível do FIP é a feira de artesanato. Montado e administrado pela Prefeitura Municipal de Cáceres, o espaço tem como objetivo mostrar a produção e a riqueza do artesanato local.

O Festival também é uma grande vitrine para divulgação da cultura local. O Evento é uma grande oportunidade para ver as performances completas dos famosos grupos Chalana, Tradição e Guatô que são hoje os mais expressivos representantes da cultura cacerense e Mato-grossense.

Outra grande atração que está mantida na programação deste ano é o projeto Pôr-do-Sol. Durante os nove dias do FIP, sempre no final da tarde, um palco no Caís da Praça Barão do Rio Branco será ocupado por diversos artistas para um delicioso happy hour.

Em relação ao ano passado haverá uma mudança na prova de pesca infantil. Invés de dois dias, o torneio será disputado em uma única etapa. Também está previsto o concurso para a escolha da musa pesca.

Outra atração garantida no FIP deste ano é o Espaço Empresarial Sebrae, que reúne diversos empreendedores de Cáceres que usam o local para mostrar a força e a importância do comercio cacerense.

A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), responsável pela organização do Festival, dispõe de um cadastro de imóveis para serem locados para a temporada do evento.

As fichas de inscrição, assim como a programação prévia do FIP podem ser acessadas no site www.fipcaceres.com.br , além destas informações, o site disponibiliza noticias e fotos sobre o evento. Além do site, um posto de inscrição está instalado na Praça Barão do Rio Branco para atender aos interessados.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/207121/visualizar/