Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 09 de Setembro de 2007 às 10:51

    Imprimir


A fase de experiências chega ao fim. O amistoso deste domingo contra os Estados Unidos, às 16 h, é o penúltimo jogo para o técnico Dunga fazer avaliações mais descompromissadas da seleção brasileira. A partir de outubro, começa a disputa das eliminatórias da Copa do Mundo.

Depois de completar um ano à frente da equipe, em um cargo no qual era um novato, o treinador usa até os seus últimos 180 minutos antes de brigar por uma vaga no Mundial de 2010 para seguir com seu laboratório.

"A gente sempre colocou os jogadores pensando nas eliminatórias, e aqui não será diferente. Vamos colocar o máximo de jogadores em campo para ver a forma que dá para aproveitar cada uma de suas características e as situações possíveis para chegar às eliminatórias e aí sim definir o time", disse o técnico.

Escalado como titular, o atacante Afonso talvez seja o maior símbolo desses testes. Ele saiu do Brasil e do Atlético-MG praticamente como um anônimo aos 21 anos e se aventurou no futebol sueco. Quando chegou ao Heerenveen, despontou como artilheiro no Campeonato Holandês e foi convocado.

Ele não foi a única novidade em listas de Dunga. Na partida deste domingo, no outro extremo do campo pode estar o goleiro Doni, outro nome lembrado pelo treinador que inspirou surpresa. O volante Fernando, que vai ficar no banco, é mais um caso.

Atletas que já ascendiam na Europa na gestão de Carlos Alberto Parreira também ganharam espaço, como o meia Elano, o zagueiro Alex e os laterais Maicon e Daniel Alves. Esse último, aliás, foi usado no meio-campo em uma situação extrema - a decisão da Copa América com a Argentina.

A conquista do título na Venezuela, em julho, sem os astros Kaká e Ronaldinho Gaúcho deu ao treinador ainda mais poder de fogo em sua tentativa de controlar os egos na seleção. Colocar os jogadores mais celebrados na reserva foi outra experiência sua.

"Eu estou aqui e vou aproveitar as minhas oportunidades. Jogando muito tempo ou pouco. Saindo jogando ou entrando depois, o que quero fazer é aproveitar o que poder jogar", disse o meia do Milan.

Os dois ficaram fora da formação inicial na vitória em cima da Argélia. Mas decidiram esse mesmo confronto e voltaram à equipe. E agora têm uma oportunidade para corroborar o status e se distanciar da concorrência com Júlio Baptista, Elano e Diego, ou mesmo de Josué, que compôs meio-campo com mais dois volantes durante a campanha da Copa América.

ESTADOS UNIDOS X BRASIL

Data: 09/09/2007, às 16 h Local: estádio Soldier Field, em Chicago (EUA) Árbitro: Benito Archundia (MEX)

EUA: Tim Howard; Cherundolo, Onyewu, Bocanegra e Bornstein; Feilhaber, Bradley, Convey e Beasley; Donovan e Dempsey. Técnico: Bob Bradley.

Brasil: Doni; Maicon, Lúcio, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Mineiro, Kaká e Ronaldinho Gaúcho; Robinho e Afonso. Técnico: Dunga.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/207916/visualizar/