Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 06 de Setembro de 2007 às 18:10

    Imprimir


A baixa umidade do ar registrada nos últimos dias – nesta quinta-feira (06) chegou a 15% - aumentou em 20% o número de pacientes com problemas respiratórios no Pronto Socorro de Cuiabá e policlínicas.

E se depender da condição climática, a situação é de mais riscos, ao menos no prolongado fim de semana. Previsão do tempo anunciada na tarde desta quinta-feira pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) diz que o feriado deve ser de céu claro, com poucas nuvens, e calor.

Ainda segundo o Inmet, a baixa umidade do ar em Mato Grosso deve ser uma das piores do País, com 15% [18% já é considerados ruim, número tido como limite suportável]. Chuvas isoladas devem aparecem na parte noroeste do Estado – região de Juína.

Recomendações

O médico Wagner Marcondes, superintendente do Pronto Socorro de Cuiabá, alerta a população para os cuidados que cada um deve tomar a fim de evitar complicações à saúde decorrentes do clima seco e da fumaça provocada pelo excesso de queimadas.

“Como esses dias o tempo está muito seco, com a umidade relativa do ar abaixo de 15%, é sempre bom lembrar de algumas recomendações importantes para evitar doenças respiratórias”, frisa o médico, sugerindo que as pessoas tomem bastante líquido, de preferência água (e no mínimo dois litros), para hidratar o corpo.

Ele lembra que também é muito importante manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos problemas alérgicos. “É bom dormir em local arejado e umedecido com toalhas molhadas ou reservatórios com água nos quartos”, informa Wagner Marcontes, ressaltando que as atividades físicas devem sem feitas logo ao amanhecer ou depois das 17 horas.

“Usar roupas leves e evitar banhos com água quente, que provoca ressecamento da pele e também usar soro fisiológico para olhos e narinas, em caso de irritação”, lembra o superintendente, frisando que evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado também é recomendando. “Pacientes com antecedentes de doenças alérgicas respiratórias, como bronquite e rinite, costumam ter crises com a baixa umidade do ar. É importante procurar um médico e seguir suas recomendações”, finaliza.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/208111/visualizar/