Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 04 de Setembro de 2007 às 08:39

    Imprimir


As mulheres correm um risco maior que os homens de morrer após sofrerem um infarto, alertou hoje em Viena a cardiologista espanhola Mónica Masotti, do Instituto do Tórax do Hospital das Clínicas de Barcelona.

A médica participou do Congresso de Cardiologistas Europeus, que termina nesta quarta-feira (5) e conta com a presença de 25 mil especialistas.

Masotti destacou que as mulheres se diferenciam dos homens que consultam um cardiologista por uma série de fatores: em média, são mais velhas e sofrem com mais freqüência de diabetes e insuficiência cardíaca, apesar de fumarem menos. No entanto, segundo a médica, a freqüência de problemas cardíacos nos homens é maior que nas mulheres.

A cardiologista destacou ainda que, após uma cirurgia com um cateter para desobstruir artérias bloqueadas em um quadro de infarto, pacientes do sexo feminino têm taxa de mortalidade maior que os do sexo masculino.

O percentual de morte entre mulheres é de 18%, enquanto o de homens fica em 8%.

A equipe chefiada por Masotti realizou uma pesquisa com 529 pacientes --417 homens e 112 mulheres-- entre janeiro de 2002 e dezembro de 2006. A cirurgia neles foi realizada menos de 12 horas após surgirem os primeiros sintomas.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/208562/visualizar/