Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 30 de Agosto de 2007 às 14:57
Por: Edimar Santos

    Imprimir


O evento vai até a quinta-feira, 31, e terá palestras, workshops e mesas redondas que abordarão as relações de trabalho, direção defensiva, ergonomia, saúde ocupacional e ainda prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros, entre outros temas.

A questão da segurança e saúde do trabalhador é considerada hoje uma preocupação nacional. Em Campo Novo do Parecis o tema é debatido no “I Seminário de Segurança e Saúde do Trabalhador”, realizado pela secretaria municipal de saúde. O evento, que teve início na segunda-feira, 27, vai até a quinta-feira, 31, e terá palestras, workshops e mesas redondas que abordarão as relações de trabalho, direção defensiva, ergonomia, saúde ocupacional, legislação previdenciária e ainda prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros, entre outros temas.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Renato Cerqueira, a iniciativa surgiu a partir de um projeto elaborado pela equipe de saúde do município em 2005 e encaminhado ao ministério da saúde. O projeto foi aprovado em 2006 e no ano passado o ministério destinou R$ 60 mil para o município investir em campanhas de prevenção de acidentes e promoção da saúde do trabalhador.

Presente na solenidade de abertura, o prefeito Sergio Stefanelo comentou os aspectos econômicos da política de promoção da segurança e saúde do trabalhador, principalmente no setor produtivo. “O nosso município é essencialmente exportador e há uma cobrança, por parte dos mercados consumidores – como a União Européia – por garantias da boa procedência desses produtos. Cada vez esses mercados observam o histórico dos produtos e analisam se eles não desrespeitam a legislação ambiental, trabalhista e aí entra também a questão da saúde do trabalhador”, afirmou.

Em entrevista, o secretário Renato Cerqueira disse a preocupação com a saúde do trabalhador não pode ficar restrita a ações governamentais. “Muitas vezes o próprio trabalhador não pensa na sua segurança e deixa de utilizar os Equipamentos de Segurança Individual, que sabemos ser de extrema importância. Nós precisamos trabalhar com a conscientização de toda a sociedade e isso implica em ‘educar’ tanto o empregador quanto o empregado”, avaliou.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/209173/visualizar/