Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 30 de Agosto de 2007 às 14:48

    Imprimir


Terá início no próximo domingo, 02, a maior competição do futebol amador de Mato Grosso, o I Campeonato Estadual das Seleções Amadoras Municipais. O evento reúne mais de 2,4 mil participantes, entre dirigentes e atletas, que representam 80 municípios das 10 regiões esportivas do estado. A expectativa dos organizadores é que o evento atrai um público estimado de 100 mil pessoas, durante os dois meses de disputas.

O campeonato será realiza do de 02 de setembro a 02 de dezembro, e conta com a organização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer e Federação Mato-grossense de Futebol, patrocínio do MT Fomento e apoio do Grupo Amaggi. A competição, que passa a fazer parte do calendário Oficial do Futebol Mato-grossense, tem o objetivo de fortalecer o calendário do futebol mato-grossense, além de garantir o envolvimento de atletas não-profissionais em competições esportivas.

Segundo o secretário de Estado de Esportes, Baiano Filho, um dos idealizadores do projeto, o novo campeonato tem como objetivo o fortalecimento do calendário mato-grossense, a exemplo da implantação da Copa Governador em 2004 e o fortalecimento das equipes de base. "O governo é parceiro da federação desde 2004, fortalecemos o campeonato estadual, implantamos a copa governador, e com o Amador, mais uma vez buscamos pelo fortalecimento da modalidade, pelo envolvimento de atletas e equipes, e garantimos esporte e lazer à população", frisou Baiano.

"O apoio do governo do Estado foi fundamental para a implantação de mais este evento no calendário mato-grossense, e é um torneio que dará a chance para que os municípios mostrem seu potencial, com a possibilidade inclusive da descoberta de novos jogadores, revelados pelo amador", avaliou Carlos Orione, presidente da Federação Mato-grossense de Futebol.

No total serão investidos R$ 274 mil, destinados ao pagamento de arbitragem, custeio para transporte das equipes e premiação. O campeão do amador leva para casa um carro popular 0 km, e o vice, uma motocicleta 125 cc. Caso se confirme a implantação da Segunda Divisão do Campeonato Estadual, em 2008, campeão e vice terão vagas garantidas no estadual.

"O evento já um sucesso, os municípios estão correspondendo às nossas expectativas, as inscrições ultrapassaram em muito o limite de participantes, nossa equipe técnica na secretaria e federação está se desdobrando, e isso demonstra a credibilidade nos eventos do governo do Estado, que sempre busca atender as necessidades da população, proporcionando lazer, entretenimento e integração social", concluiu Baiano.

Abertura Oficial

A abertura oficial do Amadorzão contará com 40 jogos simultâneos, já no primeiro dia (02), distribuídos nas 10 regiões esportivas, com horário de início às 15h. O secretário de Esportes, Baiano Filho fará a abertura oficial do evento na partida entre Sinop e Santa Carmem, no estádio Gigante do Norte, em Sinop.

O presidente da FMF, Carlos Orione participa do jogo Jaciara e Rondonópolis, no Campo de Futebol (ao lado do aeroporto), em Jaciara. O secretário-adjunto da SEEL, Laércio de Arruda e o Coordenador de Lazer (SEEL), Hélio Machado participam da partida Chapada dos Guimarães e Campo Verde, no estádio Municipal de Chapada dos Guimarães.

Entre os parceiros do evento, o destaque é para a participação do MT Fomento, patrocinador oficial do evento, e o apoio do Grupo Amaggi, responsável pela confecção de 80 jogos de camisas para as equipes participantes.

Forma da Disputa

Cada equipe poderá inscrever até 25 integrantes, sendo, 20 atletas amadores com idade acima de 16 anos, técnico, auxiliar técnico, médico, diretor e massagista. A participação de ex-atletas profissionais, estará condicionada a sua não atuação no Campeonato Estadual ou Copa Mato Grosso de Futebol, nos anos de 2004, 2005 e 2006, além de ter comprovada sua reversão junto a FMF.

As equipes se confrontarão entre si, em jogos de ida e volta, até a classificação de um campeão por região. Na segunda fase, as regiões esportivas são cruzadas, campeão contra campeão, no sistema de ida e volta, classificando para a terceira fase, cinco (05) equipes mais um (01) por índice técnico.

Na terceira fase, as 06 equipes se confrontam, classificando para a semifinal, três (03) equipes e mais uma (01) por índice técnico. Na semifinal, são classificadas duas (02) equipes, que seguem para a final.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/209175/visualizar/